Home Cidade

Sismar convoca servidores da Educação para discutir retorno presencial das aulas

Assembleia será virtual e ocorre no sábado, às 10 horas

136
Servidores da Educação podem entrar em greve

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) convocou nesta quinta-feira (1º) os trabalhadores da rede municipal de educação em Araraquara para uma Assembleia Geral virtual com o objetivo de discutir o retorno presencial das aulas

De acordo com o sindicato, a Prefeitura decidiu chamar os profissionais da Educação para retornar às atividades presenciais nas escolas a partir de segunda-feira (5) e o retorno presencial dos estudantes deve ocorrer no dia 12 de abril, com 35% da capacidade.

“Diante dessa decisão absurda da Administração, o Sismar convoca todos os servidores da Educação para uma assembleia virtual emergencial neste sábado, dia 3 de abril, às 10 horas da manhã, no Facebook do SISMAR (www.facebook.com/sismar.org/live), para que a categoria possa discutir a determinação da Prefeitura e possa decidir até mesmo entrar em greve, se for da vontade dos servidores, por questões sanitárias”, explica a nota de convocação.

De acordo com o Sismar, dados do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) apontam que, durante o ano de 2020, a secretaria da Educação registrou 42 atestados por sintomas de covid-19.

Já em 2021, segundo o mesmo levantamento, até o último dia 10 de fevereiro, haviam sido registrados 131 atestados na secretaria da Educação pelos mesmos sintomas. A entidade relembra que em 2020, a pasta trabalhou à distância.

Na pauta do encontro dos trabalhadores está discussão e deliberação sobre a volta das aulas presenciais, sem a estrutura e equipamentos suficientes e necessários à proteção da vida, inclusive a vacinação de alunos e todos os profissionais da Educação.

Outro ponto que deve ser tratado é a mobilização e deliberação sobre possíveis manifestos, manutenção do estado de greve e até mesmo paralisação (greve sanitária) total ou parcial da categoria, por tempo determinado ou indeterminado, conforme prevê a lei de greve.