Tragédia anunciada: Área de Preservação Permanente pode virar cinzas

Servidor do Daae pede apuração de responsabilidade ao MP a respeito das queimadas urbanas em áreas verdes e de preservação permanente em Araraquara. Autarquia diz que a área será roçada

604

De acordo com um funcionário do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), que fez juntamente com sua equipe o reflorestamento da Area de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão das Cruzes, próximo a captação de água, diz que uma possível queimada no local é uma tragédia anunciada.

Com um vídeo postado em rede social, ele mostra o mato alto e seco, que margeia o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo. Onde, com uma simples bituca de cigarro, pode gerar um grande incêndio no local com perdas irreparáveis para o meio ambiente.

Mato alto e seco que margeia o Córrego das Cruzes

Em seu depoimento no vídeo, pede que o poder público, tome providências para que o capim seco seja retirado, para assim evitar um mal maior. “Onde está o poder público em situações como esta? O poder público tem responsabilidade sim”, ressalta o funcionário.

O servidor municipal que trabalha na área ambiental há cerca de 16 anos, diz que o que acontece atualmente, é um misto de criminalidade e incompetência. “Onde está o poder público, que não se preveniu para o período de estiagem prolongada?  Onde estão os plantonistas da brigada de incêndio, os caminhões pipas da Prefeitura? Onde está a equipe de poda e roçada de vegetação invasora (capim), das áreas verdes? Quais explicações foram dadas à imprensa até agora? Quem são os responsáveis? Eu sei e você?. Eu lamento muito pelo está ocorrendo e muito disso poderia ser evitado por pessoas comprometidas com a causa meio ambiental.”, disse ele.

Este mesmo funcionário entrou com uma representação no Ministério Público pedindo apuração de responsabilidade dos agentes públicos (Daae), a respeito das queimadas urbanas em áreas verdes e de preservação permanente.

Ainda de acordo com o funcionário, o reflorestamento da mata ciliar foi realizado em 2012. A mata ciliar é um importante domínio natural que possui a função de conservar o ambiente ao redor de rios e redes de drenagem. A responsabilidade pelo local está a cargo da Diretoria de Gestão Ambiental do Daae conforme Lei Municipal nº 8.868 de 06/01/2017.

Dentro da estrutura da Gerência está a Unidade de Fiscalização e Controle Ambiental, que é responsável pela fiscalização, notificação e autuação das infrações às legislações ambientais municipais que, eventualmente, sejam infringidas no âmbito municipal.

O QUE DIZ O DAAE

Em contato com a assessoria de imprensa da autarquia, nos foi informado que nesta segunda-feira (21) a área será roçada.