Home Cidade

Valeta, uma obra de arte para aborrecer moradores do Santa Angelina

Que a cidade tem convivido nos últimos anos com buracos, buraquinhos e buracões não é novidade para ninguém e se não houvesse tanta mazela acumulada – valeta de verdade e que preza até que já poderia ter sido arrumada

926
Cruzamento da Avenida 36 com a Rua Padre Duarte

Num certo dia sai do Supermercado 14, a mulher que acaba de fazer suas compras. Parada na esquina, ela espera o semáforo abrir. Céu de brigadeiro, sol senegalesco e calor de quase 40 graus.  De repente, um Corcel II, branco, querendo aproveitar o que resta do amarelo vem com tudo e ‘chuáááá’, dá um banho na senhora dos seus 75 anos.

Este é um, dos muitos casos que diariamente acontecem num dos pontos mais movimentados do Bairro de Santa Angelina: cruzamento da Avenida 36 com a Rua Padre Duarte, bem em frente ao supermercado, um dos mais tradicionais de Araraquara. No caso da senhora que ficou toda molhada, além da mãe do motorista – a família inteira do prefeito ganhou elogios, uns mais outros menos carinhosos, sendo inegavelmente a forma encontrada para ela enaltecer o tamanho da valeta em meio à gritaria de “vá pr’o raio que os parta”.

Nos últimos tempos – pois o buraco está ali não é de hoje – o descaso da Prefeitura Municipal de Araraquara já se transformou em tema para debates e uma discussão acirrada sobre a definição da obra. Valeta, comentou o professor de português, é o que mais se aproxima da realidade, pois trata-se de uma pequena vala à beira de ruas ou estradas para o escoamento de águas.

O espanhol que mora no bairro não se conteve e comentou naquele instante que na sua terra natal buraco deitado daquele jeito é chamado de Arroyo, mas se fosse ainda maior seria canalillo. O morador estava se referindo à sua terra natal, Santiago de Compostella, cidadezinha com não mais de 100 mil habitantes, ao noroeste da Espanha.

Há quem diga no bairro que já há ‘bolão’ correndo para quem acertar quando a Prefeitura Municipal vai arrumar a valeta…sem contar que o vereador José Carlos Porsani que tem uma identificação muito grande com o bairro até poderá fazer um comício durante a cerimônia de inauguração.