A Prefeitura de Matão se pronunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira (3) após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Matão, o paciente apresentou as lesões características da doença, sem nenhuma complexidade e, após a confirmação do diagnóstico, se manteve em isolamento domiciliar, já que o contato entre outras pessoas deve ser evitado. A pasta da Saúde esclarece que o estado de saúde do paciente está sendo monitorado e que ele não apresenta qualquer agravamento ou outras complicações devido à doença.
De acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 46/2022-CGPAM/DSMI/SAPS/MSO do Ministério da Saúde, o contato pele a pele próximo e prolongado, parece ser o principal meio de transmissão. Apesar do risco de transmissão generalizada permanecer baixo, a rápida identificação e o isolamento dos indivíduos afetados são fundamentais para evitar transmissão adicional, o que ocorreu no caso de Matão.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde é importante e necessário manter medidas de precauções padrão que incluem: higiene das mãos; higiene respiratória e etiqueta da tosse; equipamentos de proteção pessoal quando for o caso de tratamento de paciente, entre outras medidas.
“Informamos também que não existe outro caso em monitoramento na cidade, razão pela qual podemos afirmar que este trata-se de um caso isolado. Também mantemos sempre a recomendação de que em caso de suspeito, o médico deve ser procurado”, conclui a nota enviada pela Secretaria de Saúde de Matão.