A necessidade da troca de equipamento de bombeamento de água nos poços do Selmi Dei e Planalto, que queimaram no domingo (22) e na segunda-feira (23), respectivamente, tem causado desabastecimento de água em vários bairros de Araraquara.
O poço do Parque Planalto ainda está fora de operação nesta terça-feira. A empresa que faz a substituição da bomba já iniciou os trabalhos na manhã desta terça-feira (24/08).
Segundo o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), de todos os poços, o Planalto é o que tem maior profundidade, sua bomba está instalada a 320 metros abaixo do solo. Por isso, o trabalho de substituição poderá ser estendido até esta sexta-feira (27), mesmo com a empresa trabalhando de modo ininterrupto.
Equipes do Daae trabalharam na realização de manobras para amenizar o desabastecimento nesta terça-feira e outras equipes estão escaladas para esta função durante a madrugada, com o objetivo de evitar grande período de desabastecimento.
Um caminhão-pipa esteve nesta manhã em bairros como o Maria Luiza para distribuir água à população. Uma grande fila de pessoas e carros se formou para conseguir alguns litros de água para uso doméstico.
Enquanto o serviço de substituição da bomba estiver sendo feito, o Daae alerta que poderá ocorrer falta d’água ou baixa pressão na rede, nos bairros: Chácara Flora, Parque Planalto, Cambuy, Botânico, Maria Luiza I e V, Buona Vita, Flamboyants, Condomínio Manoela, Cidade Jardim, Vila de Aracoara e arredores.
O poço do Selmi Dei já teve a bomba substituída. A produção de água retornou e o processo de reservação está sendo realizado, o que auxiliará nas manobras de água para o setor abastecido pelo poço Planalto.
Confira abaixo a fala do superintendente do Daae, Donizete Simioni sobre a troca da bomba do poço Planalto e o desbastecimento de água em alguns bairros da cidade: