Araraquara se prepara para receber a 22ª edição do Território da Arte, uma das mais importantes mostras de Artes Visuais do interior paulista. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundart, o evento acontece de 08 de maio a 08 de junho reunindo exposições, oficinas, mesas de conversa e atividades educativas que destacam a produção artística contemporânea e revelam novos talentos.
Sob o tema “Onde habita o pensamento?”, a mostra convida o público a refletir sobre os espaços — físicos, simbólicos e subjetivos — onde o pensamento se forma e se manifesta. A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, idealizadora do projeto, destaca que o Território da Arte busca não apenas exibir produções visuais, mas também gerar discussões sobre processos criativos, políticas culturais e os desafios da arte no cenário atual.
“O Território da Arte nasceu da vontade de criar um espaço onde o pensamento pudesse se mover livremente, habitando formas, cores, gestos e encontros. Desde a sua criação, vivi a construção desse projeto como a abertura de um território simbólico, onde a arte não é apenas exposta, mas pensada, sentida e transformada. O pensamento habita onde há espaço para a criação, para o risco, para a dúvida e para a beleza. E o Território da Arte é exatamente esse lugar: uma casa para os pensamentos que a arte desperta — aqueles que não se contentam com respostas prontas, que questionam, provocam e iluminam. Hoje, ver o quanto o Território cresceu e se firmou é confirmar que a Arte ocupa um lugar importante nesse governo – de fazer da arte uma morada para o pensamento”, aponta a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade.
A curadoria da mostra está a cargo de uma comissão formada por Rita Michelutti, arte-educadora e pesquisadora; Débora Paiva, artista plástica e arte-educadora; Erika Pozetti, designer gráfica; e Joel Venceslau, arquiteto e urbanista, esses profissionais têm desempenhado um papel fundamental na valorização das artes visuais. Suas atuações destacam-se entre pesquisas sobre diversidade da produção artística, arte-educação, além de fomentar o surgimento de novos talentos.
O 22º Território da Arte de Araraquara promete ser um espaço de encontro, reflexão e celebração das artes visuais, reafirmando o compromisso da cidade com a cultura e a valorização dos artistas locais e regionais.
Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com Vale destacar que os apoiadores culturais do evento são: Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Hotel Municipal, Velho Armazém e Restaurante do Cidinho.
Programação – A programação começa no dia 8 de maio, quinta-feira, com a abertura oficial da exposição do Território da Arte de Araraquara, às 19h, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina. Ainda na mesma data, o público pode conferir a exposição da “Sala Professor Lafayette Carvalho de Toledo”, com obras dos artistas que foram alunos da Escola de Belas Artes de Araraquara, pertencentes ao acervo da Pinacoteca, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
No dia 9 de maio, sexta-feira, das 14h às 17h30, será realizada a oficina “Cartografia dos Sentidos”, conduzida pela artista Lilian Amaral, com ponto de encontro no Palacete das Rosas e percurso pelo Museu Ferroviário e o antigo Matadouro Municipal. Inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com .
O projeto “Educativo Território da Arte” terá início no dia 13 de maio, terça-feira, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, com atividades voltadas para o público escolar e agendamento prévio pelo e-mail 22territoriodaarte@gmail.com.
No dia 16 de maio, sexta-feira, das 9h às 17h30, a arte urbana ganha espaço com a oficina de grafite “Herança de Rua”, ministrada por Murilo Bonet, José Nego e Danilo Lima, no CEU das Artes Vereadora Deodata do Amaral, com inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Já no dia 22 de maio, quinta-feira, das 14h às 17h, o artista Christophe Spoto comanda a oficina “Fabricação de Tintas com Materiais Naturais e Históricos”, no Museu Ferroviário Aureliano de Araújo, com vagas limitadas e inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Nos dias 28 e 29 de maio, o público poderá participar da oficina de colagem e processos criativos “Fazer é Pensar”, conduzida por Cezar de Almeida e Roger Bassetto, no Sesc Araraquara. A atividade será dividida em duas turmas: uma no período da tarde, das 14h às 16h, e outra à noite, das 19h às 21h.
Paralelamente, a atividade “Entrelinhas de Judith” irá oferecer visitas mediadas às obras de Judith Lauand, que fazem parte do acervo do Senac Araraquara. As visitas serão realizadas nos dias 15, 22 e 29 de maio, além de 5 de junho, sempre às quintas-feiras, das 16h às 17h, com mediação de Thomas Duque, Eder dos Santos e alunos do curso Técnico em Design Gráfico. As inscrições para esta atividade devem ser feitas pelo site eventos.sp.senac.br.
Programação:
- 08/05 – Quinta-feira
-19h: Abertura oficial da exposição do “Território da Arte de Araraquara”
Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Avenida Bento de Abreu, nº 541) - Exposição Sala Professor Lafayette Carvalho de Toledo e obras de artistas alunos da Escola de Belas Artes de Araraquara do Acervo Pinacoteca
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro) - 09/05 – Sexta-feira
- 14h às 17h30: Oficina “Cartografia dos sentidos” com Lilian Amaral (40 vagas)
Inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local de saída: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva – percurso: Museu Ferroviário e Matadouro Municipal (Rua São Bento, 794 – Centro) - 13/05 – Terça-feira
- Início do Educativo Território da Arte
Agendamentos pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Avenida Bento de Abreu, nº 541) - 16/05 – Sexta-feira
- 09h às 17h30: Oficina Grafite – “Herança de rua” com Murilo Bonet, José Nego e Danilo Lima
Inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local: CEU das Artes Vereadora Deodata do Amaral (Rua Cabo P. M. Benedito Vieira de Góes, 340) - 22/05 – Quinta-feira
- 14h às 17h: Oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos” com Christophe Spoto (30 vagas)
Inscrições pelo e-mail: 22territoriodaarte@gmail.com
Local: Museu Ferroviário Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, 270 – Centro) - 28 e 29/05 – Quarta e quinta-feira
- 14h às 16h / 19h às 21h: Oficina Colagem e processos criativos “Fazer é pensar” com Cezar de Almeida e Roger Bassetto (2 turmas com 15 vagas cada)
Horários: Turma 1 – 14h às 16h / Turma 2 – 19h às 21h
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha) - Dias 15, 22, 29/5 e 05/6 – Quintas-feiras
- 16h às 17h: Atividade: “Entrelinhas de Judith” – Visitas mediadas às obras de Judith Lauand que compõem o acervo de Senac Araraquara (vagas limitadas)
Mediação: Thomas Duque, Eder dos Santos e turma Técnico em Design Gráfico
Inscrições: eventos.sp.senac.br
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)