Araraquara pretende transformar com o tempo o dia 11 de julho como uma das datas mais festejadas pela igreja católica na região. Após ser transformado em feriado santificado e municipal por conta de ser São Bento o padroeiro da cidade, este dia pode se considerar que, o ato de aprovação do feriado municipal foi baseado nesta importante comemoração do catolicismo.
Assim, pela primeira vez, Araraquara viverá nesta quinta-feira o feriado de Dia de São Bento, padroeiro do município. Neste ano, o novo feriado municipal cai numa quinta-feira, dois dias depois do feriado estadual de 9 de julho, data que marca a Revolução Constitucionalista de 1932. No restante da semana, segunda (8), quarta (10) e sexta-feira (12), as repartições públicas municipais cumprem expediente normal.
A lei nº 10.982, de 1º de novembro de 2023, de iniciativa dos vereadores Rafael de Angeli e João Clemente, foi sancionada em 3 de dezembro do ano passado em ato simbólico realizado na Basílica São Bento, reunindo o Reitor da Basílica, Padre Rodolfo Faria; o prefeito Edinho, De Angeli e Clemente, além de outros vereadores presentes; gestores municipais, autoridades e comunidade católica, que se mobilizou em defesa do feriado municipal no dia do santo padroeiro da cidade e teve sua demanda atendida.
Na ocasião, o prefeito Edinho destacou a importância do patrono São Bento na história de Araraquara. “Com esse feriado em celebração a São Bento, fazemos com que todos tenham conhecimento da história de Araraquara. E nossa fé católica nos diz que São Bento é o padroeiro que nos livra de todos os males. Certamente, quando Pedro José Neto, fundador de Araraquara, o escolheu como nosso padroeiro, foi a mão do Espírito Santo dizendo: essa cidade será abençoada e livrada de todos os males”, afirmou Edinho.
Além do feriado de 11 de julho, Araraquara possui outros dois feriados municipais; em 22 de agosto, aniversário da cidade, e em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e dos Orixás, instituído por meio da lei nº 6633, de 28 de setembro de 2007.
O DIA DE SÃO BENTO
Para marcar esta primeira comemoração da data a Basílica de São Bento organizou sua tradicional festa com característica junina, além de outros três eventos que passaram a fazer parte do calendário de festejos como a Corrida e Caminhada em louvor ao santo no dia 07 e a Cãominhada neste dia 13, sábado, bem como Motorromaria, com mais de 200 motoqueiros numa comemoração muito especial, diz o padre Rodolfo, responsável pela organização.
A Festa de São Bento apresenta neste dia 11 o show do Grupo Sambô, a partir das 20 horas no espaço-fest. Paralelamente seguem os eventos religiosos, como a Novena em Louvor ao Padroeiro.