Quatro mulheres narram reflexões sobre suas realidades, por meio da memória e do contexto social, trazendo falas contundentes, portanto, históricas. Ou, pelo menos, deveriam ser.
Esta é sinopse de ‘Imemorável’, primeiro episódio da segunda temporada de Desmarginação, série de episódios cênicos virtuais a cargo da Cia La Desdeñosa. A direção é da araraquarense Carol Gierwiatowski, que também atua e trabalha na produção – ao lado de Gabi Costa.
A apresentação ocorre nesta segunda (23/08) e sexta-feira (26/08), sempre às 21h. Os ingressos são gratuitos, com possibilidade colaboração voluntária. Para conferir, acesse este link.
Segundo Carol, a montagem revisita a idéia de discursos históricos pelas palavras de mulheres, inspiradas em falas de Oprah Winfrey, Sojourner Truth, Virgínia Woolf, Chimamanda Ngozi Adichie e Toni Morrison. “Tudo isso propõe o questionamento sobre o domínio do discurso e o esquecimento da História”, comenta.
No elenco também estão Gabi Costa, Mawusi Tulani, Natália Martins e Tatiana Ribeiro – que também assina a identidade visual e o dramaturgismo. Outros três fragmentos estão previstos: Nossa Escrita II, (27 e 30 de Setembro), Naturaleza (25 e 28 de Outubro) e Principais Achados (22 e 25 de Novembro).
APOIO
Nesta temporada, com a realização viabilizada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc do Município de São Paulo, “Desmarginação” ainda acontece, prioritariamente, dentro das casas de cada uma das participantes, mas com possibilidades de cenas performadas em outros ambientes, sempre mantendo o distanciamento social e respeitando às normas de segurança sanitária de combate a Covid-19.
A primeira temporada foi ao ar entre os meses de setembro e outubro de 2020, com apresentações quinzenais. No início de 2021, o projeto retornou possibilitado pelo Edital PROAC Expresso, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo, com reprises dos episódios criados.
(Por Matheus Vieira)