Home Cultura e Lazer

Confira as dicas gratuitas para curtir o fim de semana em Araraquara

FIDA e 5 feiras de artesãos estão na programação de 22 a 24 de setembro

27
Na GiraFeira, atrações para todos os gostos

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Comunicação, apresenta dicas para curtir a cidade. As atividades desta agenda são realizadas ou têm o apoio ou da Prefeitura de Araraquara, por meio da: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O destaque da programação fica por conta do Festival Internacional de Dança de Araraquara, o FIDA, com início nesta sexta-feira (22). Várias atividades estão na programação: ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, além de atividades na vizinha Matão.

A programação do FIDA é bastante extensa e segue até o próximo dia 30. Para saber mais, acesse o site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br/fida). A abertura nesta sexta será aqui na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. Às 18h30, a chegança com Indígenas Kariri Xocó marca o início da cerimônia oficial, seguida por cerimonial e o espetáculo “Opará, o rio de Rosa. Uma viagem pelo Velho Chico”, com os alunos da EMD.

Sábado o FIDA começa às 10h com a ação formativa “Cena Preta Mulher” – Dança(s) de Blocos Afro, com Vânia Oliveira na Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé – esta oficina tem continuidade no domingo também às 10h.

A Oficina de Canto com Ayra Monteiro, do Projeto “Bora com Elas!” do Bonde das Batukera, será no Palacete das Rosas, às 18h. As crianças estão contempladas no sábado do FIDA com o espetáculo Infantil “Memórias de Carvalho”, no Sesc Araraquara, às 16h (sem necessidade de ingressos).

Domingo o FIDA promove duas feiras indígenas: a partir das 11h no Parque do Basalto e depois às 16h na Praça Pedro de Toledo. No Parque do Basalto haverá Encontro de Capoeira com Sidarta Ribeiro, Gastronomia e a participação de grupos e associações locais.

Já na Praça Pedro de Toledo, a Feira Artesanato Indígena e Economia Criativa e Solidária apresenta: Roda de Samba de Coco “Canta e Pisa com Elas!” com o Bonde das Batukera às 16h30; “Conversa Selvagem”, com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro às 17h; e “Cena Preta”, com Vânia Oliveira às 19h.

Tem mais FIDA no domingo com a Jam Session “Vem Dançar com a Gente” das 20h às 22h, na Praça das Bandeiras.

Na segunda-feira são várias ações formativas e oficinas no FIDA e à noite, na Faculdade de Ciências e Letras UNESP, às 19h, tem a conferência “O que corazonamos com os sonhos?”, com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro, no anfiteatro B. Na sequência, às 21h, no espelho d´água da UNESP vai acontecer o Toré, um ritual emocionante e de muita alegria com os indígenas Kariri Xocó.

OUTRAS ATIVIDADES

O Choro das Águas é neste domingo (24) e começa a partir das 16h na Praça do Daae – Fonte Luminosa. A programação apresenta: feira de artesanato (16h), contação de história para crianças “O Segredo das Tranças e Outras Histórias Africanas” com Luana Guimaraes (16h30) e o show musical “Grandes Nomes da MPB” com Marcos Leiva (18h).

As feiras de artesãos e empreendedores também estão na agenda cultural:  além das feiras do FIDA e do Choro das Águas, haverá: a GiraFeira na sexta-feira (22), e a Feira Tô em Casa no sábado (23)!

A GiraFeira é das 17 às 22h na Praça dos Advogados, enquanto a Feira Tô em Casa será no Parque Infantil das 9 às 18h, com contação de histórias com Rian Santos e MPB com Josafá Dantas.

Assim, 5 feiras estão na programação: as duas feiras do FIDA (no Basalto e na Praça Pedro de Toledo), a do Choro das Águas, mais a GiraFeira e a Tô em Casa. Artesanato, gastronomia e desapego movem a programação de todas elas.

Vale lembrar que nesta sexta-feira (22) será exibido o documentário sobre o mestre japonês de karatê, Taketo Okuda, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade a partir das 20 horas. O japonês Taketo Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos.

Também na biblioteca, é possível conferir a exposição a exposição “AO VIVO – A Arte de Paulino Fábio”. Com 20 telas de Paulino Fábio, a exposição fica em cartaz até 15 de dezembro, com visitação das 8h15 às 19h30, de segunda à sexta-feira.