Coral São Francisco lança música no Youtube para inspirar a esperança durante a pandemia da Covid-19

A canção, composta pelo maestro Gabriel Locher, foi gravada com vozes separadas e mixadas para composição do vídeo com os integrantes do grupo

845

O Coral São Francisco, em conjunto com o Coral Aquarela, lançou uma música no Youtube para inspirar a esperança durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa foi do maestro Gabriel Locher como forma de manter a atividade do grupo, que está paralisada devido ao distanciamento social necessário como uma das medidas de prevenção para evitar a contaminação e proliferação do novo Coronavírus.

O grupo, que possui cerca de 30 integrantes, é formado em sua maioria por funcionários do Hospital São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida. No entanto, com a participação do Coral Aquarela, o projeto envolveu mais de 60 vozes.

A música intitulada “Distanciamento Coral” é de composição do próprio maestro, que diz ter tido a inspiração ao refletir sobre o distanciamento social e a perspectiva de que essa fase irá passar em breve.

Iniciativa do maestro Gabriel Locher teve como objetivo manter a atividade do grupo, que está paralisada devido ao distanciamento social.

“É uma mensagem falando sobre a saudade dessa proximidade e da felicidade de cantar e encantar. E assim, o vírus nos mostra que precisamos ter esperança e a força para seguir adiante pode vir da voz dos cantores”, diz Locher.

O regente revela que levou cerca de um mês para finalizar o material, que envolveu composição, arranjo, gravações, mixagem e edição do vídeo disponível no Youtube.

“A atividade do coral foi totalmente prejudicada devido à pandemia, já que não é possível fazer ensaio presencial e o distanciamento inviabiliza qualquer programação. Assim, pensamos no vídeo, mas não queríamos uma música conhecida, já que o objetivo é proporcionar o aprendizado”, diz Locher.

De acordo com ele, o processo de produção envolveu a gravação de cada voz separadamente, que depois foi unificada por meio da mixagem e edição do vídeo. O projeto também conta com alguns membros do Coral Aquarela.

“Enviei vários vídeos com orientação para cada um gravar em casa, fiz a mixagem do áudio e a edição do vídeo, que disponibilizamos no Youtube”, afirma Locher.