Neste domingo, 22 de maio, Araraquara celebra antecipadamente o Dia da África, que é comemorado anualmente em 25 de maio, data de aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA). A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, desenvolveu uma programação que já está sendo oferecida por toda a tarde no Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, que fica na Avenida Mauá, 377, Centro.
A programação teve início às 12h30 com uma degustação da culinária africana. Está sendo oferecido caldo de mancarra, que é um dos pratos mais comuns e típicos da culinária da Guiné-Bissau. Vale salientar que mancarra é o nome guineense para o clássico amendoim, grão que é um dos alimentos mais encontrados no país. Às 14h30, será realizada uma roda de conversa com o tema “Brasil & África”. Já às 16h30 haverá uma apresentação cultural afro sob a coordenação da coreógrafa araraquarense Sabrina Kelly e dança do ventre afro com a professora Faby Guedes. A programação conta com a participação e colaboração dos universitários africanos da Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região (CAASCAR).
A coordenadora municipal de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destaca o propósito da agenda. “O objetivo dessa programação é integrar a comunidade acadêmica africana com a comunidade negra brasileira, além de todas as pessoas que tenham interesse em desconstruir uma África imaginária e ressignificar a visão de uma história que foi erroneamente contada. A participação de professores e educadores será de suma importância no sentido de aprimorar uma educação antirracista. Em Araraquara, temos instituído a Semana Municipal da África visando promover a unidade, a integração, a solidariedade e a coesão entre os povos africanos, como forma de gerar a interconexão entre nossos países”, ressalta.