A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart marcam presença na 15ª edição do Dia do Brincar, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, neste domingo (28) no Parque Infantil, das 8h às 12 horas, com toda a programação gratuita.
O Programa Oficinas Culturais Municipais apresenta seus alunos com Dança Contemporânea, Capoeira e Maculelê, além de propor: oficinas culturais, intervenções circenses, recreação e contação de história. Também, a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico leva o estande da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato para motivar e incentivar ainda mais a leitura.
A Dança Contemporânea será apresentada pelas crianças do Lar Rita Maria de Jesus e Associação Ari Bombarda, sob orientação das educadoras Bia Borghi e Luzinete Silva; já o Maculelê e Roda de Capoeira chegam com os alunos do Centro de Artes e Ofício Judith Lauand e Grupo Abadá Capoeira, com o comando do educador Patrick Crespo.
Entre as diversas oficinas culturais disponíveis para as crianças no Parque estarão: confecção de brinquedos com materiais recicláveis, com Silvana Oliveira, Liz Under e Mariana Basso; objetos de EVA, com Juty Oliveira, Sabrina Rocco e Patrícia Oliveira; Desenho Mangá e Caricatura, com Marcelo Okama e Selma Macedo; além de intervenções circenses com Evandro EV.
A contação de história “João Preguiça”, com a atriz e contadora de histórias Maria Alice Ferreira, apresenta o preguiçoso João, que recebe da mãe um ultimato: “ou trabalha, ou não come!” Atrapalhado, João oferece ajuda aos sitiantes e açougueiros da cidade, mas é tão atrapalhado que a cada dia ele apronta mais uma história engraçada. Até que a sorte lhe sorri, quando ele conhece uma moça triste que ri com as trapalhadas do João.
Também haverá recreação animada com a Divertix Eventos, com diversão de forma lúdica e prazerosa para as crianças com recreação ao ar livre, oficinas infantis, atividades de lazer com programação diferenciada e desenvolvida para crianças de todas as faixas etárias participarem.
Nas oficinas com atividades manuais serão produzidos brinquedos com materiais recicláveis, afim de realizar atividades manuais que incentivam o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora das crianças. Ao final da oficina, os participantes podem levar os brinquedos confeccionados.
Ainda, o estande “Estação Biblioteca” será composto por estantes com livros e brinquedos, tapetes, mesas e cadeiras infantis, recriando o ambiente da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato de Araraquara. A ideia é que pais e crianças possam se divertir lendo, desenhando, pintando, jogando e brincando juntos. A equipe da biblioteca estará informando as crianças sobre o funcionamento da Biblioteca Infantil e apresentado os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e o autor Monteiro Lobato, patrono da biblioteca infantil.