Início Cultura e Lazer

Dia Municipal da Família Italiana em Araraquara

260

A Câmara Municipal de Araraquara promove, de 12 (abertura oficial às 16 horas) a 31 de julho de 2019, a exposição “Famílias Ítalo-Brasileiras e Imigrantes em Araraquara”. O evento faz referência à Lei Municipal n° 9.014/2017, de autoria do vereador José Carlos Porsani (PSDB), que institui o Dia Municipal da Família Italiana, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de julho.

As famílias italianas têm grande presença na vida social e cultural de Araraquara desde o início da imigração no Brasil a partir do final do século XIX. De acordo com documentos do Arquivo Público Histórico “Rodolpho Telarolli”, dos 2.187 estrangeiros que em 1902 habitavam o município de Araraquara, 1.507 eram italianos. No decorrer dos anos, esses imigrantes se amalgamaram à cultura local e às de outras etnias, colaborando com o atual perfil sociocultural da Morada do Sol.

Durante a exposição interativa, os visitantes poderão pesquisar a genealogia da origem de suas famílias estrangeiras, conhecer um pouco da gastronomia italiana brasileira, dentre outras curiosidades, informações sobre as primeiras famílias de imigrantes italianos e a criação da Società Italiani Uniti e da Loja Maçônica, como também do Circolo Ítalo-Brasileiro em Araraquara.

Noite da família italiana com jantar beneficente

No sábado (13), a partir das 20 horas, a cultura italiana e sua influência na formação da população araraquarense serão homenageadas na festa da família italiana, 1ª Notte della Famiglia Italiana, com serviço de buffet e jantar típico completo à luz de velas, oferecido pela Sociedade dos Amigos do Bairro de Santa Angelina (Sabsa).

Enrico Caruso será a atração musical com canções à moda italiana, além dos pratos culinários caprichados, desde as entradas à sobremesa, com acompanhamento de vinhos, escolhidos para harmonizar o cardápio da noite italiana, dentre outras surpresas durante o musical folclórico da tarantella que remete ao povo itálico para o serviço do jantar.

O salão de festas com decoração típica de cantina festiva nas cores da bandeira italiana, verde, branco e vermelho, ambienta o encontro entre familiares de origem italiana de várias gerações, do município e da região, com a premissa de celebração da Paz e da Amizade que contempla o evento beneficente.

Serviço

Noite da Família Italiana de Araraquara

Local: Salão de Festas da Sabsa. Rua Voluntários da Pátria (5), n° 3.331, Santa Angelina.

Data: 13 de julho de 2019

Horário: 20 horas

Atrações: Musical italiano com Enrico Caruso

Cardápio: Entrada: mesa com queijos e uvas; brusqueta; antepasto de berinjela; pene ao molho pesto; salada caesar. Jantar: espaguete à bolonhesa; polenta com frango; lasanha; risoto de alho poró; incluso vinho. Outras bebidas (cerveja, refrigerante, suco e água) e sobremesa cobrados à parte.

Convite beneficente: R$ 70 e crianças até 7 anos de idade não pagam.

Convites antecipados: Reserva de convites pelos telefones (16) 3335-2777 / 99754-3175 / 99782-7002, e na Secretaria da Sabsa, até sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e no sábado das 9 às 12 horas.