Home Cultura e Lazer

Em ‘Vai Aí?’, bailarina araraquarense retrata o drama de um usuário de drogas

Espetáculo de dança protagonizado por Érica Duarte foi contemplado pela Lei Aldir Blanc; assista aqui.

180
Érica Duarte em cena da montagem (Foto: Divulgação)

Uma viagem sufocante pelo vício em drogas é o fio condutor do espetáculo inédito de dança ‘Vai Aí?’, protagonizado pela bailarina, professora e coreógrafa araraquarense Érica Duarte. A montagem fez parte dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc, em Araraquara/SP.

Sozinha no palco, Érica protagoniza uma história densa e impactante, que leva o expectador a mergulhar no universo tortuoso de um usuário. Com movimentos de ballet clássico e neoclássico, dança contemporânea e elementos de dança de rua, a artista pretende, a cada coreografia, interpretar diversas sensações vividas por pessoas que enfrentam essa situação em seu cotidiano.

“Assim, estão expostos sentimentos como medo, angústia, aflição, compulsão, abstinência, alucinação, agressividade, solidão, desrespeito, desamor, repulsa e falta de auto estima”, relata Érica.

Com anos de experiência e diversos cursos e diplomas na área, Érica Duarte é professora de dança no Sesi Araraquara e também no Instituto Fábrica de Vencedor, instituição local que, para desenvolver suas atividades, sempre gratuitas, faz uso de mecanismos de incentivos fiscais como a Lei Federal de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet), o ProAC- ICMS, bem como o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Atualmente, o IFV, sob a alcunha do Núcleo de Atividades Culturais, desenvolve o projeto Artitude que, além da dança, beneficia jovens e crianças com aulas remotas violino, violão popular e artesanato para crianças e jovens. Apoiam essa iniciativa as empresas Morada Logística e Raízen. (Por Matheus Vieira)