Home Cultura e Lazer

Exclusivo: Paulo Martelli confirma edição de 20 anos do Movimento Violão em Araraquara

Primeiro de uma série de concertos será no dia 9 de setembro, no Sesc Araraquara, com Humberto Amorim e Flavia Prando. "O cardápio tem atrações de primeira até dezembro", revela Martelli

238
Gênio araraquarense do violão, Paulo Martelli apresenta-se com convidados no dia 16/12. (Foto: Divulgação)

Em silêncio na cidade de Araraquara desde 2012 com o projeto Movimento Violão Jovens Solistas Brasileiros, o Movimento Violão comemora este ano duas décadas de dedicação à difusão e fomento desse tão charmoso instrumento. Ao RCIA, o seu idealizador, o genial prata da casa Paulo Martelli, confirmou que a Morada do Sol ganhará um presente especial por conta dessa data.

De setembro até dezembro, o Sesc Araraquara receberá uma série de concertos, sendo o primeiro deles no próximo dia 09 de setembro, com Humberto Amorim e Flávia Prando. Com esta edição, o projeto ultrapassará os 100 programas de TV gravados para o SescTV.

Também estão na programação: Josué Costa e Katarzyna Smolarek (07/10), Quarteto Abayomi e Mark Delpriora (02/12) e Paulo Martelli e convidados (16/12). O mesmo cardápio fica em cartaz em São Paulo, no Sesc Santana, onde o projeto, diferentemente de Araraquara, nunca parou. Os preços dos ingressos ainda não foram revelados.

“Teremos uma programação de primeira, incluindo o americano Mark Delpriora, professor de violão na Manhattan School of Músic e na The Juilliard School de Nova Iorque”, comenta Martelli.

Sobre sua apresentação, o araraquarense revela que serão convidados ao palco nomes ilustres, que ainda serão revelados. “Quero fechar com chave de ouro esta comemoração do maior e mais duradouro projeto de música que Araraquara já produziu. Um dos mais importantes do mundo na história do violão”, pontua.

O Movimento Violão nasceu na Morada do Sol e foi destaque na cidade por mais de uma década do Teatro Municipal, abrindo o palco aos mais importantes nomes da história do violão no mundo Também, como Duo Assad (Sérgio e Odair Assad), Jorge Caballero (Peru), Franz Halasz (Alemanha), Marco Pereira, Paulo Bellinati, Thiago Colombo, Sérgio Abreu, Henrique Pinto, João Luiz Lopes, Douglas Lora, Fábio Zanon, Duo Siqueira Lima, entre outros.

Também foi desenvolvido em Ribeirão Preto, no Teatro Minaz e, em 2012 e 2013, aportou na cidade de Washington, nos Estados Unidos. Desde o seu início até hoje, se manteve vivo em São Paulo capital, no Sesc e na Unibes Cultural (antigo Centro de Cultura  Judaica). Seu último concerto em Araraquara ocorreu em maio de 2014, com a apresentação de Giacomo Bartoloni.

EMBAIXADOR DO VIOLÃO

“Um dos melhores de sua geração” segundo a Soundboard Magazine e Guitar Magazine (EUA), Paulo Martelli (55) é talento raro como musicista e um produtor artístico atuante na divulgação do violão no Brasil. Iniciou os estudos musicais aos dez, com Francisco Brasilino e, em seguida com Henrique Pinto. Especializou-se fora do país, recebeu prêmios e lançou diversos discos. Também é professor particular e na Fundação Magda Tagliaferro através da Cultura Artística

(Por Matheus Vieira)