Os projetos transartísticos selecionados por meio de edital lançado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, são as primeiras atrações da programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta quinta-feira, 23 de setembro. As produções serão apresentadas no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, a partir das 18 horas, gratuitamente.
Os cinco trabalhos selecionados são: “Apesar”, “Dança das Folhas”, “Esperar Cansa”, “Iles” e “Travessia do Fatrimônio”. Os trabalhos selecionados buscam a diluição de fronteiras para os diálogos interartes. Assim, priorizam os enfoques no corpo, em realizações que borram as fronteiras da dança com o teatro, a performance, a música, a literatura, o audiovisual e as novas mídias.
O edital lançado buscou fomentar pesquisas prático-teóricas que dialoguem com epistemologias transdisciplinares e transartísticas. O encontro abre as portas à exploração de diversidades poéticas, políticas e discursivas.
Os trabalhos selecionados serão apresentados pelos jornalistas Danielle Aquino e Tadeu Queiroz, ambos da Secretaria Municipal da Comunicação. Antes da apresentação de cada um dos vídeos, os jornalistas batem um papo rápido com um representante de cada grupo apresentando algumas propostas elaborados para a performance em vídeo.
Vale destacar que a programação da quinta-feira (23), apresenta ainda: a live “Samba-rock: mulheres na condução”, às 19h30; e a Mostra de Videodança “O Mundo em evidência pela Videodança” com apresentação de Denise Matta, às 20h30.
Toda a programação do FIDA 2021 é gratuita e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021.
DETALHES
“Apesar” – Até quando poderemos fazer as coisas que amamos? O tempo é quem vai definir a hora de parar? E se você pudesse contar sua própria história? Esses questionamentos são o ponto de partida dessa viagem na descoberta de nossas dores e amores. Nessa viagem entre tempo e espaço, quem é dono de quem?
Ficha técnica:
Direção, trilha sonora e edição: Fernando Galeane
Roteiro: Rodrigo Vulcano
Bailarinos e coreografia: Dani Perez e Gio
Marques
“Dança das Folhas” – Nessa performance em vídeo, um feitiço é conjurado para chamar as forças ancestrais da floresta e enfrentar o desejo colonial de destruição da natureza.
Ficha técnica:
Pesquisa, poesia, atuação, performance, figurino, edição: Sol Saraiva
Pesquisa, direção de arte, maquiagem, filmagem, trilha sonora, sonoplastia: Noite Abissal
Figurino, maquiagem: Maré Trajano
Direção de coreografia: Vitorugo
“Iles” – Dois corpos se encontram em disputa de narrativas, no qual um deles propõe perspectivas de existências e linguagem para além da binariedade, mas o outro se demonstra irredutível, considerando seu controle hegemônico.
Ficha técnica:
Criação Artística e Performance: Irail Rezende e Wendy Moretti
Orientação e Provocação Artística: Rodolfo Groppo
Trilha Sonora: Lucas Antonio
Direção de Fotografia e Edição: Bruno Marques
Produção: Fractal Plataforma Artística
“Travessias do Fatrimônio” – Entre as diversas veredas da vida, o estado de travessia nos reverbera enquanto ponto de passagem em ação. Quais são os riscos percorridos e refletidos nessa caminhada insana do viver? O Projeto “Travessias do Fatrimônio” apresenta duas personas artísticas, sendo elas; uma bailarina de dança do ventre e uma performer pernalta, ambas em busca do aterramento de suas trajetórias pelas ruas da cidade, assim como o dançar de corpos livres pelo mundo. E com isso passam a percorrer a experiência da abertura de espaços sensoriais no fluir em ampla escuta com tudo aquilo que cada viela, cada paisagem e cada arquitetura podem nos proporcionar através do aprendizado das práticas do encontro.
Ficha técnica:
Artistas: Valéria Pestana e Ahigor
Cinegrafista, Diretor de fotografia e Editor: Pedro Pimenta
(Da reportagem)