Referência no Brasil quando o assunto é teatro de bonecos, a Cia Polichinelo, de Araraquara, foi destaque na programação do 11º Festival Internacional de Teatro de Bonecos – Boneco Gira Boneco, na cidade de Bauru/SP.
No último sábado (11), a trupe local realizou um desfile pelas ruas da cidade com um enorme boneco de dragão, bem como apresentou, na Praça Rui Barbosa, o espetáculo “A Princesa e a lua”- baseado no livro “Many Moons”, do escritor inglês James Thurber. “Foi incrível a participação do público. A gente ficou hiper feliz”, comenta o diretor Márcio Pontes.
Desde sua criação, em 1997, a Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos vem desenvolvendo e propagando a peculiar arte do teatro de bonecos, cativando expectadores de todas as idades. Partindo de Araraquara, onde foi criada e se estabeleceu, a companhia já percorreu dezenas de cidades no estado de São Paulo, visitou também vários outros estados brasileiros e até solo internacional, em uma trajetória de sucesso exponencialmente aclamada pelo público e crítica.
Com várias linguagens do teatro de animação: de boneco gigante a boneco em miniatura, espetáculos e oficinas, o festival Boneco Gira Boneco traz uma rica programação contemplando espaços alternativos como praças, feiras livres e calçadões.
Neste ano, além da Polichinelo, recebeu as trupes Cias: Atos e Cenas, de Lençóis Paulista; “Bem te quer Teatro” e “Cia Sylvia que te ama tanto”, de Bauru, com destaque para o Grupo Sobrevento, de São Paulo/SP e, por fim, o grupo Jabru, da Colômbia, que se apresentou de forma online. Todos os espetáculos possuíam classificação livre.