Operar uma retroescavadeira não é tão simples, pois além de exigir conhecimento técnico, é preciso habilidade para a execução das tarefas. Daí o constante treinamento.
Instrutores do SENAR SP estiveram reunidos em Araraquara no início de março participando do treinamento de repasse nas orientações de retroescavadeira. Eles foram recebidos pelo coordenador do SENAR local, João Henrique de Souza Freitas e durante três dias, acompanharam a troca de informações com o instrutor Marcelo Baccar Lopes. “Não basta apenas saber operar a retroescavadeira, mas ter o conhecimento da legislação de trânsito, segurança, higiene, normas regulamentadoras vigentes, preservação do meio ambiente, postura (ergonomia) e precauções dos acidentes no trabalho. Isso fará com que o operador aumente a vida útil da máquina e previna-se de acidentes no campo”, comentou Lopes que é um dos autores da apostila “Operação de Retroescavadeira”, editada pelo SENAR SP.
O curso destinado aos instrutores de diversas regiões do Estado de São Paulo, segundo ele, deve ser observado como repasse do material editado e já estudado. Nesta avaliação, mudanças e sugestões são discutidas pelo grupo, sendo uma troca de informações que visa melhorar o entendimento e a maneira de facilitar o ensinamento aos trabalhadores rurais.
João Henrique, coordenador do SENAR Araraquara, considerou que o encontro valoriza o trabalho do Sindicato Rural, já apontado como um dos mais atuantes no Estado.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.