Jorge Aragão é o grande destaque do Mês da Consciência Negra que, nesta edição 2019, apresenta o tema “Resistir é preciso!”. A programação realizada pela Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular – e COMCEDIR (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo) é totalmente gratuita.
As atividades da programação, realizada no período entre 04 de novembro e 01 de dezembro, são diversificadas e contam com: minicurso, oficina, roda de conversa, mostra artística, encontros, ação, palestras em escolas, campanha de doação de sangue, Prêmio Zumbi dos Palmares, passeio ciclístico, roda de samba, Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+, Samba Rock na Praça. Vale destacar que as ações realizadas nos CRAS serão estendidas até 18 de dezembro.
O coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade, Luiz Fernando Costa de Andrade, conta que a programação visa abordar o racismo estrutural, articulando às ideias referentes a Saúde, Educação, Trabalho e Renda. “São as vulnerabilidades que atingem negros e negras em Araraquara”, aponta o coordenador de acordo com as discussões realizadas junto ao COMCEDIR.
Cursos, palestras e Prêmio Zumbi – O minicurso “Racismo Institucional” está no início da programação do Mês, na próxima quarta-feira (06), também sendo parte da agenda da XX Semana de Ciências Sociais – “O papel do cientista social na formação cidadã ativa”. O minicurso será realizado na FCLAR/UNESP, das 13h às 18 horas.
O Prêmio Zumbi dos Palmares, uma das principais atividades da programação, irá homenagear este ano a Professora Maria Alves. A cerimônia de premiação acontece no dia 18, das 19h às 21h30, na Câmara Municipal de Araraquara.
A palestra “No limite da saúde: perspectivas e reflexões acerca da saúde da população negra e das condições de saúde psicológica dos agentes de segurança pública” será realizada nos dias 28 e 29, às 9 horas, em local a ser definido. A atividade é uma articulação da Comissão de Saúde, Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e 13º Batalhão da Polícia Militar.
Dia da Consciência Negra – O Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás, 20 de novembro, se inicia com um Passeio Ciclístico, às 8 horas, com concentração e saída da Praça Scalamandré Sobrinho, em uma promoção do Colégio COC Araraquara.
Das 15h às 17h30, na Praça do Daae, acontece um ato político-cultural e a concentração para a Marcha da Consciência Negra. O evento contará com roda de samba, com grupos selecionados por meio de edital (inscrições abertas – informações no site da Prefeitura, na aba “Editais da Cultura”).
O show em referência ao Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás terá início às 18 horas na área externa do Ginásio de Esportes Gigantão, com grupo musical selecionado via edital abrindo o show principal: Jorge Aragão, às 19 horas. O músico que seria atração na Facira 2019, mas que ficou impossibilitado de vir à cidade devido a problemas de saúde, promete muita animação, samba e axé para celebrar o Dia Municipal da Consciência Negra.
Saúde – Na terça (12), o Galpão dos Estofados, no Jardim Santa Clara, acontece a ação “Saberes: o cuidar da Saúde da População Negra e de Terreiros”, com Nair Claudino. A ação será às 8 horas da manhã.
Uma campanha solidária de doação de sangue também é destaque no Mês da Consciência Negra e terá a abertura com uma mesa redonda, no Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, das 18h às 20 horas, no dia 14. A campanha é uma parceria do Hemonúcleo de Araraquara com a Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio dos: Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti e Centro de Referência Afro Mestre Jorge.
A saúde da população negra entra na pauta do Mês, com as atividades do I Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+ terá a abertura no dia 21, em promoção da Assessoria Especial de Políticas LGBT-QIA+. A programação completa deve ser divulgada em breve.
Em referência ao “Novembro Azul”, o “Mês de Atenção à Saúde Masculina”, no PSF Cruzeiro do Sul, dia 23, às 9 horas, acontece a “Ação André Brás” – uma articulação da Comissão de Saúde e do COMCEDIR, com a participação do urologista Dr. Ricardo Barros.
Nas escolas – Na quinta-feira (07), a Escola Estadual Carlos R. Marques, no Vale do Sol, das 9h30 às 12h20, recebe a Oficina “Cultura e Consciência Negra: arte, corpo e conhecimento”, com palestra e intervenções artísticas. Esta mesma oficina estará: na Escola Estadual Maria Isabel Orso (dia 22, das 10h às 12h e das 16h às 18h).
A Fundação CASA, na sexta- (08) e no dia 29, em dois períodos (das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30) recebe a roda de conversa “As culturas tradicionais e formação de uma consciência negra no Brasil”, além de uma atividade que irá tratar das linguagens e práticas culturais tradicionais (matriz africana, afro-brasileira, popular, nacional).
Na EMEF Henrique Scabello, no Jd. Hortências, também dia 08, acontece a I Mostra Artística Cultural Escola Viva, com a participação dos professores das Oficinas Culturais do Centro de Referência Afro: História em Quadrinhos, com o professor Rodrigo, das 9h às 10h30; e Samba Rock, com professor Saulo, das 13h às 14h30.
Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, no dia 18, das 7h às 10h30 e das 14h às 17h30, contará com a palestra “Consciência e Cultura Negra – contribuições das linguagens tradicionais e contemporâneas por meio da música”.
A palestra “A consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais” entra na programação das seguintes escolas: Escola Estadual Léa de Freitas (dia 12, das 10h às 12h20), E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior – Professor Machadinho (dia 13, das 12h30 às 13h30) e Escola Estadual Oacyr Antônio Ellero (dia 14, das 9h30 às 11h).
Na região – Um Encontro Regional de Formação de Conselhos Municipais em Políticas de Promoção da Igualdade Racial está programado para o domingo (10), na Fazenda Santa Maria do Monjolinho, em São Carlos, das 9h30 às 12h30.
No dia 19, a programação alcança Ibaté e Matão: a Escola Estadual Professor Doutor Segundo Carlos Lopes, em Ibaté, terá a roda de conversa “O pós-abolição e as discussões sobre negritudes e branquitudes – relatos de pesquisa e experiência”, das 9h às 12h20; enquanto em Matão, nas Faculdades Anhanguera, haverá a palestra “Da Consciência Negra à Consciência Humana: dilemas e reflexões”, das 19h às 22h30.
Américo Brasiliense, por meio dos alunos da Escola Municipal Américo Roncalli, terá a palestra de abertura do Projeto Guri Consciente, com o tema: “Breve abordagem sobre a relevância do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro”, às 14 horas do dia 22.
Mais Samba e Samba Rock – Não poderia faltar samba nos últimos dias da programação, e será com samba nas praças! Na Praça da Esplanada das Rosas, em frente à Prefeitura e ao Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, no dia 29 tem o projeto “Samba Rock na Praça”, das 18 às 21 horas; enquanto na Praça da Independência, no dia 01 de dezembro – em referência ao Dia Nacional do Samba – haverá o encerramento do Mês da Consciência Negra com apresentações de grupos de samba selecionados por meio de edital público. Os shows acontecem das 17h às 21 horas.
CRAS – Nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) será realizadas as rodas de conversa “A consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais”. O objetivo é promover a roda de conversa com vistas a conscientização da população sobre a importância das discussões possíveis a partir dos temas relacionados à consciência negra para a compreensão dos desafios atuais: a luta por ampliação de direitos, justiça social e reconhecimento cultural-político, tendo por promotores as e os conselheiros municipais do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e demais atores relacionados às políticas de promoção da igualdade racial em Araraquara.
04/11 – 9h: CRAS Maria Luiza (crianças)
06/11 – 9h: CRAS Maria Luiza (mulheres)
07/11 – 9h: CRAS Cruzeiro do Sul (adultos)
07/11 – 14h: CRAS Maria Luiza (jovens)
07/11 – 16h30: CREAS (pais e responsáveis por adolescentes em cumprimento de medida)
12/11 – 13h30: CRAS Hortênsias (mulheres)
13/11 – 8h30: CRAS Selmi Dei (adultos)
21/11 – 8h30: CRAS Parque São Paulo (idosos)
26/11 – 9h: CRAS Vale do Sol (adultos)
02/12 – 13h30: CREAS (pais com filhos em situação de acolhimento institucional)
04/12 – 14h: Centro da Juventude (participação: grupos de jovens dos CRAS Cruzeiro do Sul e São Rafael)
05/12 – 13h30: CRAS Valle Verde (jovens)
11/12 – 8h30: CRAS Yolanda Ópice (idosos)
11/12 – 14h: CREAS (adolescentes em cumprimento de medida)
12/12 – 9h: CRAS Valle Verde (mulheres)
12/12 – 9h: CRAS Maria Luiza (idosos)
18/12 – 9h: CRAS São Rafael (adultos)
*
Programação do Mês Municipal da Consciência Negra 2019
“Resistir é preciso!”
06/11 – quarta-feira
Atividade: Minicurso – “Racismo Institucional” (XX Semana de Ciências Sociais – O papel do cientista social na formação cidadã ativa)
Local: FCLAR/UNESP
Horário: 13h às 18h
07/11 – quinta-feira
Atividade: Oficina (Palestra e intervenções artísticas) – Cultura e Consciência Negra: arte, corpo e conhecimento
Local: Escola Estadual Carlos R. Marques (Vale do Sol)
Horário: 9h30 às 12h20
08/11 – sexta-feira
Atividade: Linguagens e práticas culturais tradicionais (matriz africana, afro-brasileira, popular, nacional) – Roda de Conversa tendo como tema: as culturas tradicionais e formação de uma consciência negra no Brasil.
Local: Fundação CASA
Horários: 10h às 11h30; e 14h às 15h30
Atividade: I Mostra Artístico Cultural Escola Viva – EMEF Henrique Scabello
Local: EMEF Henrique Scabello (Jd. Hortências)
Horários:
• Rodrigo (História em Quadrinhos) Oficinas Culturais – Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”) – 9h às 10h30
• Saulo (Samba Rock) Oficinas Culturais – Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”) – 13h às 14h30
10/11 – domingo
Atividade: Encontro Regional de Formação de Conselhos Municipais em Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Local: Fazenda Santa Maria do Monjolinho (Estr. Mun. Washington José Pêra, 1977 – Botafogo. São Carlos/SP
Horário: 9h30 às 12h30
12/11 – terça-feira
Atividade: Ação – “SABERES: o cuidar da Saúde da População Negra e de Terreiros – Nair Claudino”
Local: Galpão dos Estofados – Avenida Francisco Vaz Filho, 3016 – Santa Clara
Horário: 8h
Atividade: Palestra – tema: a consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais
Local: Escola Estadual Léa de Freitas
Horário: 10h às 12h20
13/11 – quarta-feira
Atividade: Palestra – tema: a consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais
Local: E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior – Professor Machadinho
Horário: 12h30 às 13h30
14/11 – quinta-feira
Atividade: Palestra – tema: a consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais
Local: Escola Estadual Oacyr Antônio Ellero
Horário: 9h30 às 11h
Atividade: Mesa Redonda – abertura da campanha de doação de sangue – parceria do Hemonúcleo de Araraquara com a Prefeitura Municipal de Araraquara por meio dos Centros de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti” e Centro de Referência Afro – “Mestre Jorge”.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Horário: 18h às 20h
18/11 – segunda-feira
Atividade: Palestra – tema: Consciência e Cultura Negra – contribuições das linguagens tradicionais e contemporâneas por meio da música.
Local: Escola Municipal Iracema Nogueira
Horários: 7h às 10h30/14h às 17h30
Atividade: Prêmio Zumbi dos Palmares (Premiada: Professora Maria Alves)
Local: Câmara Municipal de Araraquara
Horário: 19h às 21h30
19/11 – terça-feira
Atividade: Roda de Conversa – tema: O pós-abolição e as discussões sobre negritudes e branquitudes – relatos de pesquisa e experiência.
Local: Escola Estadual Professor Doutor Segundo Carlos Lopes – Ibaté/SP
Horário: 9h às 12h20
Atividade: palestra – tema: Da Consciência Negra à Consciência Humana: dilemas e reflexões.
Local: Faculdades Anhanguera – Matão/SP
Horário: 19h às 22h30
20/11 (quarta-feira) – Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás
Atividade: Passei ciclístico (Promoção – Colégio COC Araraquara)
Local de concentração e saída: Praça Scalamandré Sobrinho
Horário: 8h
Atividade: Ato Político-Cultural e Concentração para a Marcha da Consciência Negra
Local: Praça do DAAE
Horário: 15h às 17h30
– Atração: Roda de Samba (Edital Público)
Atividade: Show em referência ao Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás
Local: Ginásio de Esportes – Gigantão (área externa)
Horário: 18h
– Show de abertura – 18h (Edital Público)
– Show principal – 19h (Jorge Aragão)
21/11 – quinta-feira
Atividade: I Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+ (Promoção: Assessoria Especial de Políticas LGBT-QIA+)
Obs: mais informações e programação completa em breve
22/11 – sexta-feira
Atividade: Oficina (Palestra e intervenções artísticas) – Cultura e Consciência Negra: arte, corpo e conhecimento
Local: Escola Estadual Maria Isabel Orso
Horários: 10h às 12h; e das 16h às 18h
Atividade: Palestra Abertura – Projeto Guri Consciente – “Dia da Consciência Negra”. Tema: “Breve abordagem sobre a relevância do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro”
Local: Escola Municipal Américo Roncalli
Endereço: Avenida Secondo Della Rovere, 595, Jardim São José – Américo Brasiliense/SP
Horário: 14h
23/11 – sábado
Atividade: Ação André Brás – em referência ao “Novembro Azul” (Mês de Atenção à Saúde Masculina) – articulação Comissão de Saúde e COMCEDIR com participação do Dr. Ricardo Barros (urologista).
Local: PSF Cruzeiro do Sul
Horário: 9h
28 e 29/11 – quinta e sexta-feira
Atividade: Palestra – “No limite da saúde: perspectivas e reflexões acerca da saúde da população negra e das condições de saúde psicológica dos agentes de segurança pública” (articulação Comissão de Saúde – Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e 13º Batalhão da Polícia Militar)
Local: a definir
Horário: 9h
29/11 – sexta-feira
Atividade: Linguagens e práticas culturais contemporâneas (matriz africana, afro-brasileira, popular, periférica, nacional e internacional) – Roda de Conversa tendo como tema: as culturas contemporâneas e consciência negra no Brasil.
Local: Fundação CASA
Horários: 10h às 11h30/14h às15h30
Atividade: Projeto – Samba Rock na Praça
Local: Em frente ao Palacete das Rosas (Secretaria de Cultura)
Horário: 18h às 21h
01/12 (domingo) – Atividade de Encerramento – em referência ao “Dia Nacional do Samba” (02/12)
Local: Praça da Independência
Horário: 17h às 21h