Home Cultura e Lazer

Músico araraquarense lança seu 2º livro/CD psicografado

O lançamento acontece neste sábado (23) no Hotel Araucária das 8h30 às 17h. O livro/CD já está a venda na Livraria Machado de Assis e na Livraria União no Shopping Jaraguá

616
Zé Henrique Martiniano, visitou a redação do Portal RCIA (Foto: Suze Timpani)

O músico araraquarense Zé Henrique Martiniano, lança neste sábado (23) seu segundo livro/CD de poemas psicografados, na Confraternização Espírita de Araraquara (CEARA). Em seu primeiro livro musicou com maestria poemas psicografados por Chico Xavier, de Augusto dos Anjos. Poeta dos mais críticos de sua época que fazia uso de simbolismos e metáforas para retratar sua angustia e o gosto pela morte.

Primeiro Livro/CD, onde o artista musicou em 2014 poemas psicografados de Augusto dos Anjos

Zé conta que em 2010 começou a ler o ‘Parnaso de Além-Túmulo’, primeiro livro de Chico Xavier, escrito em 1932, onde ele se surpreendeu, especialmente com os poemas de Augusto dos Anjos. “Tive um impulso de musicá-los e comecei e assim vieram os arranjos, as gravações em estúdio. Isso levou algum tempo e o CD finalmente ficou pronto em 2014. Foi então que descobri que naquele ano se comemorava o centenário de morte de Augusto dos Anjos, penso que não seria coincidência”. Diz também que quem lê este livro percebe que é realmente psicografado, pois Chico Xavier fez até o quarto ano primário e costumava brincar que fez duas vezes a quarta série. Monteiro Lobato certa vez disse que “Se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras” – referindo-se ao livro ‘Parnaso de Além-Túmulo’.

Segundo CD/livro musicado, com poemas e prosas psicografados

Em seu novo livro “Mensagem dos Poetas Mortos”, a sensibilidade transcende a alma e a harmonia dos versos e prosas se faz viva diante da belíssima produção musical. Com músicos de Belo Horizonte, São Paulo, São Carlos, Araraquara, com a Orquestra de Cordas de São Paulo e o Maestro do Coral de Matão.

Mais de 80 artistas trabalharam nesta primorosa produção, que traz ainda ilustrações exclusivas de do também araraquarense Kiko Lopes, além de informações sobre os grandes protagonistas deste projeto que são: Humberto de Campos, Adelino Fontora, Augusto dos Anjos, Antero de Quental, Emanuel, Cairbar Shutel enfim uma coletânea de vários poetas que deixam sua marca nos poemas psicografados.

Martiniano diz que Humberto de Campos era um cronista, então escreve em prosa “mas há coisas muito poéticas”. O livro conta com a biografia de todos os poetas mortos além das cifras para violão.

A obra já está disponível na Livraria Machado de Assis e Livraria União no Shopping Jaraguá.

Zé Henrique também é engenheiro Civil, guitarrista, violinista, arranjador, produtor musical e trabalha para a Sociedade Beneficente Obreiros do Bem. Faz parte da banda Mecânica dos Solos, além de já ter tocado e gravado com Roberto Menescal, Leila Pinheiro, Quarteto em Cy, Paulo Martelli outros grandes nomes da música.

O músico tem suas preferências em relação aos poemas e Augusto dos Anjos e Humberto de Campos, contam com sua predileção, devido à maneira a qual se expressam derramando poesia em prosa. A sutileza e a perspicácia em entende-la faz de Zé um autor de uma obra impecável, que pulsa e toca alma como pluma dando vida eterna aos nossos poetas mortos.

Por – Suze Timpani