Aposentado da área metalúrgica, o araraquarense Ariovaldo César Sanches, de 56 anos, jamais imaginou que, um dia, longe das fábricas, teria como hobbie o artesanato. E a escolha de produzir brinquedos de madeira apareceu em sua vida de uma maneira natural.
“Quando nasceu meu neto, fui pesquisar como fazer um caminhãozinho pra ele. A partir daí, fui pegando gosto”, conta em entrevista ao portal RCIA. Nesse “ramo” há cerca de 8 meses, Ariovaldo usa, como matéria-prima, utensílios simples e encontrados pelas ruas, como pallets e até tábuas para corte de carne que não servem mais.
Assim, ele dá vida a veículos diversos, bem como brinquedos pedagógicos de uma maneira geral. “Nunca tive o objetivo de comercializar essas peças, porém, comecei a receber encomendas. Logo, resolvi dar vida a essa ideia. Até criei uma página no facebook, a Vovô de Madeira, para reunir informações sobre vendas, entre outros assuntos”, comenta.
Segundo o artesão, um detalhe curioso é que boa parte das encomendas são feitas por adultos. “As pessoas gostam de usar como enfeite, colocar em prateleiras. As crianças também gostam, mas é difícil tirar as mesmas do celular. Uma pena, pois sabemos o quão importante é brincar”, analisa.
E para se aperfeiçoar ainda mais nessa arte, Ariovaldo faz, atualmente, o curso Mestre dos Carrinhos, com Júlio Lima. “Inclusive, já serei notificado pelos automóveis que já montei. A partir desse passatempo/terapia, posso gerar uma renda extra, para complementar a aposentadoria”, finaliza.
(Por Matheus Vieira)