
Em 20 de outubro, é comemorado em todo o mundo, o “Dia Internacional do Chef”. A data foi instituída em 2004 por Chef Dr. Bill Gallagher (in memoriam) – que foi chef e empresário na África do Sul.
São tantos reconhecimentos a esses profissionais da culinária, sendo um deles as estrelas Michelin, que avalia os restaurantes e com isso, os Chefs que são o coração da experiência gastronômica, ganham notoriedade mundial.
O prêmio do Guia Michelin, no Brasil se concentra nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, deixando de fora vários talentos raízes, espalhados nos mais distantes rincões brasileiros.
Inúmeros jornais, revistas, portais, festivais e até críticos gastronômicos, se sensibilizam e premiam esses “operários da cozinha”, cada um de sua maneira.
Em Araraquara (SP), a medalha “Aqui tem Chef” (Maio/Outubro) foi instituída pelo Grupo Leia de Comunicação, idealizador do “Fest Gourmet” — um dos principais festivais de gastronomia do interior paulista — e também do Festival Cultura e Gastronomia (Agosto), conhecido como Festival Fartura, considerado um dos maiores da América Latina, com sede oficial em Tiradentes (MG). Todos esses eventos têm como objetivo valorizar os Chefs de Cozinha e destacar seu papel na cultura gastronômica nacional.
Enquanto o Guia Michelin atua globalmente, no Brasil encontramos inúmeros chefs talentosos que merecem muito mais do que três estrelas — pela criatividade, dedicação e mãos habilidosas que transformam ingredientes em experiências memoráveis.
A Organização das Nações Unidas (ONU) vê a gastronomia não apenas como culinária, mas como uma expressão cultural de um país.
No dia 20 de outubro, escolha um restaurante e prestigie o seu Chef. Valorize quem faz da gastronomia uma arte!