Parte essencial na história e na divulgação da música raiz sertaneja em todo o Brasil, sendo inspiração para várias duplas de sucesso nacional, o Duo Glacial, de Araraquara, formado pelos irmãos Ana Servan Vidal (Aninha) e Miguel Servan Vida, “fez bonito” no concurso da Rádio Nacional, em 1967, com a música “Poeira”, composição de Luiz Bonan e Serafim Colombo Gomes venceu com a qual venceram o primeiro lugar no festival.
Mas não foi esse apenas o sucesso do duo, que começou a cantar junto em 1955 na Morada do Sol, mudando-se para a capital tempos depois. Músicas como “Cabocla Tereza”, “Mourão da Porteira”, “Camisa Branca”, entre outras, ilustram uma carreira que carrega 26 LPs e 4 CDs.
E para eternizar a obra da dupla, bem como apresentar esse trabalho para as novas gerações, o produtor musical araraquarense Paulo Servan, filho do Miguel e sobrinho da Aninha, montou a página “Para sempre Duo Glacial” no Instagram e Facebook para juntar todo esse material.
Servan também possui histórico na música sertaneja, trabalhando, atualmente, com a dupla Gian Giovani. Acumula passagens ao lado de Chitãozinho e Xororó, Paula Fernandes e Victor & Léo. “É uma singela homenagem ao Duo. Que todos juntos possamos resgatar momentos, passagens e tudo que seja relevante para a construção deste conteúdo. Aninha e Miguel, para sempre em nossos corações”, comenta o autor.
Ambos morando no bairro da Vila Xavier, em Araraquara, em 19 de maio de 2015, aos 73 anos, Ana faleceu em virtude de uma parada cardíaca. Em 12 de junho do mesmo ano, menos de um mês após a morte da companheira, aos 79 anos, Miguel faleceria pelo mesmo motivo.