Home Cultura e Lazer

Oficina de Reciclagem e Teatro online no ‘Cultura em Rede’

Programa no Canal do Youtube da Prefeitura de Araraquara tem início às 20 horas

113
Foto: Irail Rezende

O programa online ‘Cultura em Rede’, com artistas da cidade, neste sábado, 30 de maio, apresenta oficina de reciclagem e teatro na TV Web ParticipAtiva (Canal do Youtube da Prefeitura de Araraquara), com link disponibilizado nas demais redes sociais. Giovana Costa, às 20 horas, realiza a oficina de reciclagem “Quarentena, Arte e Cura” seguida por “Comunicando Futuros”, com dramaturgia de Irail Rezende, da Fractal Coletiva, às 21 horas.

No projeto “Quarentena, Arte e Cura”, Giovana Costa propõe um espaço para discussões e criações artísticas a partir dos resíduos sólidos. A ideia é lançar um olhar questionador e transformador para a produção de lixo, alertando para ações que conscientizem sobre a responsabilidade no cuidado com o lixo e como isso pode ser transformado em arte e cura.

Nesta oficina serão produzidos: vasos para plantas (com garrafas pet e caixas de leite), prateleiras (usando caixotes de madeira) e objetos de decoração (com garrafas pet e papelão). Os materiais necessários para a produção são: tintas, lápis de cor, cola bastão, tesoura, caixas de papelão descartáveis (como as de pizza e de embalagens fastfood), caixas de leite, garrafas Pet e também outros materiais disponíveis. Anote tudo e acompanhe a produção que tem início às 20 horas.

O segundo e último vídeo do sábado é “Comunicando Futuros”, da Fractal Coletiva, com início às 21 horas e direção de Rodolfo Groppo. Com dramaturgia, atuação e idealização de Irail Rezende, “Comunicando Futuros” apresenta um ator que coloca seu corpo-voz em uma relação entre ficção e realidade ao recitar cartas escritas por ele e por outras pessoas reais.

Partindo da percepção de que “Eu não imaginava que a distopia seria tão semelhante com a vida real!”, é proposto um exercício de imaginação de possibilidades de reconstrução do futuro, afinal, as anteriores promessas de juventude, fase adulta e de um tempo justo não se concretizaram. A partir deste mundo que é visto desabar, manter o foco em sua reconstrução e criar oportunidades para uma reconstrução benéfica podem ser a saída.

O programa ‘Cultura em Rede’ apresenta artistas selecionados via edital da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, lançado a fim de apoiar os artistas da cidade durante a pandemia do Covid-19, já que o setor de eventos é um dos fortemente prejudicados com a crise mundial. A programação, esta semana, ainda destaca no domingo (31): oficina de literatura “Escrilab”, às 20 horas, e Coletivo Tocaya, às 21 horas, com discotecagem, música eletrônica e ritmos do Brasil.

SERVIÇO: 

“Cultura em Rede” apresenta:

Data: sábado (30 de maio)

20h: “Quarentena, Arte e Cura”, com Giovana Costa (Oficina de Reciclagem)

21h: “Comunicando Futuros”, com Fractal Coletiva (Teatro)

Local: TV Web ParticipAtiva (Canal do Youtube da Prefeitura de Araraquara), com link disponibilizado nos demais sites