Home Cultura e Lazer

Parque Vivo movimenta o Botânico no final de semana

Vale destacar que toda a programação é gratuita. O Parque Vivo - criado por meio da iniciativa popular - vem apresentando atividades semanalmente no Parque do Botânico

30

Chegando o final de semana e, com ele, a programação do projeto Parque Vivo, realizado no Parque do Botânico. Com atividades gratuitas destinadas a toda a família, a programação apresenta no sábado (dia 14): “Bosque Transformação” e “Escuta no Parque”, às 9h, e “Aula de defesa pessoal para mulheres”, às 16h; no domingo (dia 15) haverá: Ritmos com Vivaldi, às 10h, e Karatê no Parque, às 15h30.

A primeira edição do “Bosque Transformação” chega para tratar do tema da perda gestacional. A atividade propõe bate-papo e também a plantação de uma árvore, simbolizando o laço eterno entre pais e filhos que tiveram uma breve vida entre seus familiares. O projeto em parceria do Parque Vivo com Grupo Transformação, grupo de apoio em Araraquara dedicado em dar suporte aos pais que vivenciaram a perda de um filho durante a gestação ou neonatal.

Também no sábado cedo, a partir das 9 horas, um grupo voluntário de psicólogos realiza “Escuta no Parque”, oferecendo acolhimento psicológico por meio de escuta clínica. Os objetivos da atividade visam oferecer um espaço de escuta, acolhimento e cuidado aberto, por meio de orientações psicológicas e, assim, promover o acesso dos participantes às informações, conhecimento e compreensão dos próprios dilemas, desmitificando assuntos ligados à saúde mental. A atividade segue até às 11 horas.

Ainda no sábado, às 16 horas, a atividade “Defesa Pessoal para mulheres no Parque”, com a equipe Tomikawa – Terapias Corpo e Alma, chega para alertar sobre a necessidade de saber se defender, já que a sensação de vulnerabilidade da vítima em um ataque é bastante agonizante. A atividade propõe o primeiro passo para não se sentir assim, com técnicas simples que podem ser aplicadas por todos os tamanhos, níveis de força e forma física. “Defesa Pessoal (…)” tem como público alvo as mulheres, porém crianças e adolescentes também podem participar. É solicitado usar roupas leves para a prática da atividade.

“Ritmos com Vivaldi”, na manhã do domingo, 10 horas, propõe uma aula de ritmos. Serão diversas modalidades de músicas e danças para animar e queimar calorias, sob a coordenação do professor Luiz dos Santos Marques, da Vivaldi Studio de Arte e Dança. É solicitado aos participantes levarem água, e trajarem roupas e sapatos confortáveis. A estimativa é que a atividade seja realizada das 10 às 11 horas.

Por fim, o “Karatê no Parque”, às 15h30 do domingo, com a equipe do KarateIguatemi, tem a proposta do equilíbrio físico e mental, do desenvolvimento pessoal e da cultura de uma vida saudável. A atividade é destinada à toda a família – homens, mulheres, crianças e pessoas de todas as idades. Esta arte marcial japonesa, por meio da disciplina, respeito, concentração e outros valores importantes, oferece aos seus praticantes diversos benefícios. Os participantes devem trajar roupa confortável para o “Karatê no Parque”, que terá o comando do pessoal do Karatê Iguatemi.

Vale destacar que toda a programação é gratuita. O Parque Vivo – criado por meio da iniciativa popular – vem apresentando atividades semanalmente no Parque do Botânico. Com apoio da Prefeitura e parceiros, as propostas do projeto incluem preservação do meio ambiente, manutenção e melhorias da infraestrutura, além de atividades de cultura, esporte e lazer. A programação pode ser acompanhada pelas páginas do Facebook (Parque Vivo-Araraquara/SP) e Instagram (@parquevivoararaquara), além do site da Prefeitura de Araraquara.

O Parque do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/n°, no Jardim Botânico.

SERVIÇO:

Parque Vivo apresenta:

Sábado (14/12)

9h: Bosque Transformação (1ª edição)

9h: Escuta no Parque

16h: Aula de defesa pessoal para mulheres

Domingo (15/12)

10h: Ritmos com Vivaldi

15h30: Karatê no Parque

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata, s/n° – Jardim Botânico)

Grátis