Home Cultura e Lazer

Saúde na Praça leva qualidade de vida a mais de 1.500 pessoas

Programa visa oferecer para a população exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados

67

O Saúde na Praça, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, atende aproximadamente 1.500 araraquarenses em 79 pontos de 32 bairros do município, de segunda a sábado. O programa visa oferecer para a população exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados e abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade.

A iniciativa conta com dez modalidades de exercício: ginástica geral, ritmos, Lian gong, Tai chi chuan, hidroginástica, dança de salão, ginástica laboral e caminhada monitorada, além da caminhada e corrida.

O programa conta com 94% de seu público formado por mulheres e 56% são idosos. As atividades têm o propósito de auxiliar na qualidade de vida e na prevenção de doenças. Vale destacar que aproximadamente 67% dos alunos apresentam uma ou mais doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, entre outras. Aproximadamente 20% dos alunos possuem algum distúrbio emocional, como depressão, ansiedade, estresse entre outros. Aproximadamente 30% dos alunos apresentam alguma dor crônica.

O gestor do Saúde na Praça, Bruno Marcos Castilho de Castro, citou dados da última avaliação realizada para comentar sobre a importância do programa para esses alunos. “Após iniciarem as aulas do programa Saúde na Praça, aproximadamente 93% dos alunos relataram melhora na saúde, aproximadamente 90% perceberam melhora no condicionamento físico, aproximadamente 67% observaram melhora no equilíbrio, aproximadamente 99% dos alunos consideram  o exercício físico fundamental para melhorar a qualidade de vida e 100% dos alunos consideram a prática de exercícios físicos fundamental para a saúde da população. Concluímos, através da nossa última avaliação, que o programa Saúde na Praça vem atingindo os objetivos de promover saúde através da prática de exercícios físicos e incentivo ao aumento das atividades físicas diárias, auxiliando no combate ao sedentarismo e tendo assim um papel fundamental na atenção primária à saúde da população de Araraquara”, pontuou.

Para se inscrever, o interessado em participar da hidroginástica deve ir até a Secretaria de Esportes e Lazer, localizada no Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão), das 8h30 às 14h, de segunda a sexta-feira, levando atestado dermatológico. Para as demais modalidades, as inscrições são feitas com os professores nos próprios locais de aula espalhados por toda a cidade.

As informações sobre os locais e horários do projeto “Saúde na Praça” podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2708.

Polos de atendimento

A modalidade que mais conta com pontos de prática na cidade é a ginástica geral, oferecida em 26 polos, que estão localizados no Jardim Santana (praça da igreja), Jardim Santa Lúcia (salão do Meninão), Jardim Brasília (posto de saúde), Jardim Pinheiros (posto de saúde), Jardim Marivan (posto de saúde), Jardim Botânico (bosque do Botânico), Santa Angelina (SABSA), Hortências (posto de saúde), Carmo (praça da igreja), São Geraldo (praça da igreja), Melhado (Teatro de Arena), Selmi Dei 3 (praça), Jardim Universal (Praça Américo Adrião), Jardim das Laranjeiras (posto de saúde), Jardim América (Área de Lazer “Tom Zé”), Jardim Imperador (EE Jandyra Nery Gatti) e CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira).

A aula de ritmos acontece em 19 pontos, localizados no Jardim Santa Clara (praça), Jardim das Laranjeira (posto de saúde), Jardim Botânico (bosque do Botânico), Jardim Pinheiros (posto de saúde), Cecap (praça), Jardim Marivan (posto de saúde), Jardim Maria Luiza (posto de saúde), Yolanda Ópice (praça), Jardim Indaiá (CEU das Artes), Valle Verde (Quilombo Rosa), Jardim Santa Lúcia (Meninão), Jardim Santa Júlia (área de lazer), Jardim Paulistano (praça) e Bueno de Andrada (posto de saúde), Vila Harmonia (praça do DAAE).

A hidroginástica reúne os praticantes na Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no Jardim Botânico. Com 8 polos, a yoga é praticada no Jardim Brasília (posto de saúde), Vale do Sol (CRAS), Yolanda Ópice (CRAS), Parque São Paulo (CRAS), Cecap (CRAS), Hortências (CRAS) e Centro (Centro de Referência da Mulher),   Victório De Santi (posto de saúde).

A ginástica artística para idosos acontece no CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira). O Tai Chi Chuan é praticado em cinco polos da cidade, que são o Residencial Alamedas (posto de saúde), Valle Verde (Quilombo Rosa), CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira) e Centro (Centro de Referência Afro), Vila Harmonia (praça do DAAE). Já o Lian Gong reúne as pessoas em quatro polos: Melhado (Teatro de Arena), Vila Xavier (Praça da Escola Antônio Lourenço Corrêa), Jardim Paulistano (em frente ao posto de saúde), Centro (Praça Pedro de Toledo). Já a dança de salão é praticada por sete pessoas no CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira).