Home Cultura e Lazer

Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa começa no próximo dia 14

Semana está em sua 33ª edição e será realizada até o dia 21 de agosto de forma digital e gratuita.

99
O patrono Luis Antonio Martinez Corrêa. (Foto: Divulgação)

A Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa será realizada de 14 a 21 de agosto, com atividades totalmente remotas e gratuitas, com foco no Teatro Musical Brasileiro. A programação – realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart em parceria com o Sesc Araraquara, Senac e Unesp – apresenta: espetáculos convidados e selecionados por edital, musicais, documentário, workshops e os tradicionais Cafés de Investigação.

“Ainda que seja o mais longevo dos eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, a SLAMC tem a capacidade de renovar-se, mesmo quando revisita suas origens, trazendo luzes e jogando o foco na arte e nos artistas, verdadeiros protagonistas desta história.

A programação desta 33ª edição – equilibrando-se entre a saudade do estar junto e das trocas táteis em contraposição ao doloroso isolamento cristalizado nas telas dos dispositivos – mantém-se conectada à valorização e ao fomento da produção local, preservado o espaço de troca com o que se produz para além dos muros da cidade”, lembra a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.
O canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube é onde a maior parte das atividades será realizada. Por meio deste link é possível acompanhar: a abertura do evento, os espetáculos convidados, as Cenas Curtas e musicais selecionados por meio de edital e as Pílulas da Felicidade.
Não é necessária a inscrição prévia. Já os Cafés de Investigação e os workshops necessitarão da inscrição antecipada. Os Cafés de Investigação serão transmitidos por meio da plataforma Zoom, enquanto os workshops serão via plataforma MS Teams.
 
CURADORIA
Sob a curadoria de Flávia Marquetti, a Semana LU(i)Z Antonio nesta 33ª edição acende suas luzes para o Teatro Musical Brasileiro. Flavia explica que a proposta da curadoria é o resgate das origens das SEMANAS LUiZ ANTONIO, que, nesta edição, volta a ser grafada com Z, uma vez que a grafia com Z, utilizada ao longo desses 30 anos, compõe a identidade da SLAMC enquanto patrimônio cultural da cidade.
“O resgate não fica apenas no nome, mas propõe a união das artes e dos artistas por meio do tema do Teatro Musical Brasileiro, pesquisado por Luís Antonio, pautando-o na reflexão crítica do que realmente é a felicidade e, sobretudo, o respeito e a valorização de todas as vidas. A SLAMC nasce a partir da vida e da obra de Luís Antonio Martinez Corrêa, mas também da luta pela cultura e pela equidade entre as pessoas”, avalia a curadora.
 
ABERTURA
A abertura oficial da Semana Luís Antonio será realizada no dia 14 de agosto, a partir as 19 horas, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube. O programa Oficinas Culturais abre as atividades com a exibição de “Onde estás felicidade” e “Primeiras falas”, reunindo educadores e alunos das Oficinas. Na sequência, Ricardo Portari realiza a leitura do manifesto “Por mais Amor”.
Às 20 horas, Eduardo Okamoto apresenta o espetáculo convidado “OE”, com classificação indicativa para 12 anos e, após a exibição, Okamoto participa do primeiro Café de Investigação, às 21h15, sob a mediação da curadora da Semana LU(i)Z Antonio, Flávia Marquetti.
As aventuras de Zito e o Gigante Adamastor. (Foto: Fellipe Oliveira)
 
ESPETÁCULOS CONVIDADOS
Entre os espetáculos convidados, estão: “OE”, com Eduardo Okamoto (abertura no dia 14), “As aventuras de Zito e o gigante Adamastor” com a Cia. O Grito (dia 15), o documentário “Mamãe eu quero ser vedete” (dia 16) “Ancestralidade Ebí” com a Cia. Brasileira de Teatro Musical (dia 18), “Vizinhos” com a Cia. de Teatro Íntimo (dia 20) e “Diana Luana” com a Cia. O Grito (dia 21). Vale ressaltar que estes espetáculos convidados não ficarão disponíveis após a exibição, por isso é recomendado que os interessados assistam as atividades nas datas e horários indicados.
 
CAFÉS DE INVESTIGAÇÃO
Os tradicionais Cafés de Investigação, que trazem nomes de prestígio na área cênica para bate-papo com interessados, serão realizados a partir das 19 horas e contam com a participação de: atores e diretores selecionados por edital (dia 15), Neyde Veneziano (dia 17) e Gilberto Gawronski (dia 19); e em horários especiais, após os espetáculos “Oe” (dia 14 às 21h15) e “Vizinhos” (dia 20 às 22h05), com os atores das cias.
Para participar da programação dos Cafés de Investigação é necessária inscrição prévia. As inscrições serão realizadas a partir do dia 09 de agosto, neste link, Os Cafés de Investigação acontecem por meio da plataforma Zoom.
 
WORKSHOPS
Três workshops integram a programação, com a participação de docentes do Senac: “Teatro e Musicalidade”, com Luiz Paulo Rodrigues Junior (dia 17); “Dramaturgias conectadas”, com Heitor Gomes (dia 18) e “Olhares poéticos e corpo presente – a criação cênica a partir do espaço físico”, com Marcelo Evangelisti (dia 19).
As atividades serão realizadas das 14 às 17 horas pela plataforma MS Teams e as inscrições estarão disponíveis a partir de 02 de agosto pelo site www.sp.senac.br. São 25 vagas em cada um dos workshops. O Senac emitirá certificados pela participação para os inscritos.
 
SESC ARARAQUARA
O Sesc Araraquara traz para a programação da Semana LU(i)Z Antonio o projeto ”Experiências cênicas para a família”, com a Cia. O Grito apresentando os espetáculos: “As aventuras de Zito e o gigante Adamastor” (dia 15) e “Diana Luana” (dia 21).
As histórias são contadas para toda a família e chegam por meio do uso do aplicativo WhatsApp, devido à impossibilidade de artistas e público se encontrarem nos palcos, praças e ruas. O projeto tem como objetivo levar, em uma abordagem exclusiva, a cada família, a história dos espetáculos “Diana Luana” e “O Gigante Adamastor”.

Os interessados em assistir “As aventuras de Zito e o gigante Adamastor” ou “O Gigante Adamastor” podem realizar inscrição a partir do dia 02 de agosto pelo telefone: (11) 97844-5614 (Cia. O Grito) ou pelo link. 

 CENAS CURTAS
Com apresentações às 19h30 no YouTube, as Cenas Curtas foram selecionadas por meio de edital e trazem artistas de Araraquara. Apresentam-se: Nerita Pio com “Jheny (in)quieta” (dia 16), Vitorugo com “Cantofechado” (dia 18), NalaSuê em “Medéia no lugar de fala” (dia 20) e “Onde estás, felicidade? – Detalhes da infância do menino LU(I)Z”, com o grupo En)Cantar: histórias de infâncias (dia 21).
 
MUSICAIS
Os musicais selecionados, com artistas de Araraquara, são: Fractal Plataforma com “Cabaret do Anexim” (dia 15, classificação livre, às 20h15); Victor Ferrari com “Já não choram mais por mim!” (dia 17, classificação: 16 anos, às 20h15 ); Cia Parangolés com ”A Hora do Malandro” (dia 18, classificação 16 anos, às 20h) e Domenica Morvillo em “Ascensão e queda de uma cena contingente” (dia 19, classificação: 14 anos, às 20h15).
 
PÍLULAS DA FELICIDADE
As Pílulas da Felicidade reúnem educadores e educandos do programa Oficinas Culturais Municipais oferecido pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, alunos e professores da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e também integrantes do grupo Catanza da Unesp. As apresentações acontecem nos dias: 15 (“Anunciação de conexões”, com grupo Catanza, 20h), 16 (“Amanhã de manhã”, com alunos da Escola de Dança Iracema Nogueira, 19h45), 17 (“Minúcias do cotidiano”, com grupo Catanza, 20h), 18 (“Felicydade – sem título”, com alunos do Programa Oficinas Culturais, 19h45), 19 (“Álbuns”, com Grupo Catanza, 20h), 20 (“Um dia”, com alunos das Oficinas Culturais, 19h45) e 21 (mix com todos participantes, 17h).
 
SESC ARARAQUARA
Os alunos do Curso Técnico em Teatro – Senac Araraquara também estão na programação da Semana LU(i)Z Antonio: no dia20, às 20 horas, apresentam o experimento virtual “Suíte des-conexa ou quem diria, Pirandello…30 personagens em busca de uma tela!”, com classificação para 14 anos.
“Cabaret do Anexim”. (Foto: Divulgação)
(Da reportagem)