O patrono Luis Antonio Martinez Corrêa. (Foto: Divulgação)
A Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa será realizada de 14 a 21 de agosto, com atividades totalmente remotas e gratuitas, com foco no Teatro Musical Brasileiro. A programação – realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart em parceria com o Sesc Araraquara, Senac e Unesp – apresenta: espetáculos convidados e selecionados por edital, musicais, documentário, workshops e os tradicionais Cafés de Investigação.
“Ainda que seja o mais longevo dos eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, a SLAMC tem a capacidade de renovar-se, mesmo quando revisita suas origens, trazendo luzes e jogando o foco na arte e nos artistas, verdadeiros protagonistas desta história.
A programação desta 33ª edição – equilibrando-se entre a saudade do estar junto e das trocas táteis em contraposição ao doloroso isolamento cristalizado nas telas dos dispositivos – mantém-se conectada à valorização e ao fomento da produção local, preservado o espaço de troca com o que se produz para além dos muros da cidade”, lembra a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.
O canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube é onde a maior parte das atividades será realizada. Por meio deste link é possível acompanhar: a abertura do evento, os espetáculos convidados, as Cenas Curtas e musicais selecionados por meio de edital e as Pílulas da Felicidade.
Não é necessária a inscrição prévia. Já os Cafés de Investigação e os workshops necessitarão da inscrição antecipada. Os Cafés de Investigação serão transmitidos por meio da plataforma Zoom, enquanto os workshops serão via plataforma MS Teams.
CURADORIA
Sob a curadoria de Flávia Marquetti, a Semana LU(i)Z Antonio nesta 33ª edição acende suas luzes para o Teatro Musical Brasileiro. Flavia explica que a proposta da curadoria é o resgate das origens das SEMANAS LUiZ ANTONIO, que, nesta edição, volta a ser grafada com Z, uma vez que a grafia com Z, utilizada ao longo desses 30 anos, compõe a identidade da SLAMC enquanto patrimônio cultural da cidade.
“O resgate não fica apenas no nome, mas propõe a união das artes e dos artistas por meio do tema do Teatro Musical Brasileiro, pesquisado por Luís Antonio, pautando-o na reflexão crítica do que realmente é a felicidade e, sobretudo, o respeito e a valorização de todas as vidas. A SLAMC nasce a partir da vida e da obra de Luís Antonio Martinez Corrêa, mas também da luta pela cultura e pela equidade entre as pessoas”, avalia a curadora.
ABERTURA
A abertura oficial da Semana Luís Antonio será realizada no dia 14 de agosto, a partir as 19 horas, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube. O programa Oficinas Culturais abre as atividades com a exibição de “Onde estás felicidade” e “Primeiras falas”, reunindo educadores e alunos das Oficinas. Na sequência, Ricardo Portari realiza a leitura do manifesto “Por mais Amor”.
Às 20 horas, Eduardo Okamoto apresenta o espetáculo convidado “OE”, com classificação indicativa para 12 anos e, após a exibição, Okamoto participa do primeiro Café de Investigação, às 21h15, sob a mediação da curadora da Semana LU(i)Z Antonio, Flávia Marquetti.
As aventuras de Zito e o Gigante Adamastor. (Foto: Fellipe Oliveira)
ESPETÁCULOS CONVIDADOS
Entre os espetáculos convidados, estão: “OE”, com Eduardo Okamoto (abertura no dia 14), “As aventuras de Zito e o gigante Adamastor” com a Cia. O Grito (dia 15), o documentário “Mamãe eu quero ser vedete” (dia 16) “Ancestralidade Ebí” com a Cia. Brasileira de Teatro Musical (dia 18), “Vizinhos” com a Cia. de Teatro Íntimo (dia 20) e “Diana Luana” com a Cia. O Grito (dia 21). Vale ressaltar que estes espetáculos convidados não ficarão disponíveis após a exibição, por isso é recomendado que os interessados assistam as atividades nas datas e horários indicados.
CAFÉS DE INVESTIGAÇÃO
Os tradicionais Cafés de Investigação, que trazem nomes de prestígio na área cênica para bate-papo com interessados, serão realizados a partir das 19 horas e contam com a participação de: atores e diretores selecionados por edital (dia 15), Neyde Veneziano (dia 17) e Gilberto Gawronski (dia 19); e em horários especiais, após os espetáculos “Oe” (dia 14 às 21h15) e “Vizinhos” (dia 20 às 22h05), com os atores das cias.
Para participar da programação dos Cafés de Investigação é necessária inscrição prévia. As inscrições serão realizadas a partir do dia 09 de agosto, neste link, Os Cafés de Investigação acontecem por meio da plataforma Zoom.
WORKSHOPS
Três workshops integram a programação, com a participação de docentes do Senac: “Teatro e Musicalidade”, com Luiz Paulo Rodrigues Junior (dia 17); “Dramaturgias conectadas”, com Heitor Gomes (dia 18) e “Olhares poéticos e corpo presente – a criação cênica a partir do espaço físico”, com Marcelo Evangelisti (dia 19).
As atividades serão realizadas das 14 às 17 horas pela plataforma MS Teams e as inscrições estarão disponíveis a partir de 02 de agosto pelo site www.sp.senac.br. São 25 vagas em cada um dos workshops. O Senac emitirá certificados pela participação para os inscritos.
SESC ARARAQUARA
O Sesc Araraquara traz para a programação da Semana LU(i)Z Antonio o projeto ”Experiências cênicas para a família”, com a Cia. O Grito apresentando os espetáculos: “As aventuras de Zito e o gigante Adamastor” (dia 15) e “Diana Luana” (dia 21). As histórias são contadas para toda a família e chegam por meio do uso do aplicativo WhatsApp, devido à impossibilidade de artistas e público se encontrarem nos palcos, praças e ruas. O projeto tem como objetivo levar, em uma abordagem exclusiva, a cada família, a história dos espetáculos “Diana Luana” e “O Gigante Adamastor”.
Os interessados em assistir “As aventuras de Zito e o gigante Adamastor” ou “O Gigante Adamastor” podem realizar inscrição a partir do dia 02 de agosto pelo telefone: (11) 97844-5614 (Cia. O Grito) ou pelo link.
CENAS CURTAS
Com apresentações às 19h30 no YouTube, as Cenas Curtas foram selecionadas por meio de edital e trazem artistas de Araraquara. Apresentam-se: Nerita Pio com “Jheny (in)quieta” (dia 16), Vitorugo com “Cantofechado” (dia 18), NalaSuê em “Medéia no lugar de fala” (dia 20) e “Onde estás, felicidade? – Detalhes da infância do menino LU(I)Z”, com o grupo En)Cantar: histórias de infâncias (dia 21).
MUSICAIS
Os musicais selecionados, com artistas de Araraquara, são: Fractal Plataforma com “Cabaret do Anexim” (dia 15, classificação livre, às 20h15); Victor Ferrari com “Já não choram mais por mim!” (dia 17, classificação: 16 anos, às 20h15 ); Cia Parangolés com ”A Hora do Malandro” (dia 18, classificação 16 anos, às 20h) e Domenica Morvillo em “Ascensão e queda de uma cena contingente” (dia 19, classificação: 14 anos, às 20h15).
PÍLULAS DA FELICIDADE
As Pílulas da Felicidade reúnem educadores e educandos do programa Oficinas Culturais Municipais oferecido pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, alunos e professores da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e também integrantes do grupo Catanza da Unesp. As apresentações acontecem nos dias: 15 (“Anunciação de conexões”, com grupo Catanza, 20h), 16 (“Amanhã de manhã”, com alunos da Escola de Dança Iracema Nogueira, 19h45), 17 (“Minúcias do cotidiano”, com grupo Catanza, 20h), 18 (“Felicydade – sem título”, com alunos do Programa Oficinas Culturais, 19h45), 19 (“Álbuns”, com Grupo Catanza, 20h), 20 (“Um dia”, com alunos das Oficinas Culturais, 19h45) e 21 (mix com todos participantes, 17h).
SESC ARARAQUARA
Os alunos do Curso Técnico em Teatro – Senac Araraquara também estão na programação da Semana LU(i)Z Antonio: no dia20, às 20 horas, apresentam o experimento virtual “Suíte des-conexa ou quem diria, Pirandello…30 personagens em busca de uma tela!”, com classificação para 14 anos.
Gustavo Silva, consultor da Vilage, anuncia as novas taxas do INPI. Ele ainda faz um alerta sobre o que muda e mostra como evitar surpresas no seu bolso. Acompanhe.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.