Home Cultura e Lazer

Sexta (29) tem circo e blues com os artistas da cidade no ‘Cultura em Rede’

Bel Macari é atração às 20 horas, enquanto show de Márcio Rocha será exibido às 21 horas; programação pode ser acompanhada pela internet

535
Em cartaz até 23 de abril, a 2ª Semana do Circo de Araraquara contará com uma programação especial da arte circense

Em época de pandemia, o jeito é atender ao isolamento social e, para entreter e trazer arte e cultura para dentro de casa, o programa ‘Cultura em Rede’ entra em cena com a produção dos artistas da cidade. Por meio de vídeos no Canal da TV Web ParticipAtiva (Youtube da Prefeitura), o ‘Cultura em Rede’ apresenta nesta sexta-feira, 29 de maio: Bel Macari, às 20 horas, com performance circense e, na sequência, às 21 horas, o músico Márcio Rocha com o show “No Blues até os Ossos”.

Bel Macari destaca a arte circense. Através da manipulação de fogo com alguns instrumentos circenses (bambolê, swing poi, manipulação e pirofagia), a apresentação traz uma narrativa sobre como a solidariedade se expressa através do fogo em diversos momentos.

Pode ser pela troca de conhecimentos e afetos ao redor de uma fogueira, ou quando a criança abre o forno e em um passe de mágica o bolo cresceu, ou ainda: na união do passar da tocha olímpica, no flamejar da vela, em uma contação de história usando a sombra das chamas e nos churrascos e festas juninas.

É aí que se percebe quão grande é a importância da arte e do calor humano. O fogo nessa performance representa a solidariedade e união em prol de algo em comum.

O show “Blues até os ossos”, com Márcio Rocha na guitarra e voz, apresenta um trabalho autoral, seguindo a tradição dos primórdios do Blues com o formato voz e guitarra. Márcio foi fisgado pelo blues no início da década de 1990, desenvolveu seu estilo tocando riffs marcantes e bends intensos, peculiares a essa rica produção cultural.

O músico – que também é diretor de produção, compositor, cantor e educador musical de guitarra, violão e viola caipira -ministra cursos sobre blues difundindo o gênero e sua história, formando novos músicos e ouvintes.

Nesta segunda semana de exibições dos vídeos de artistas de Araraquara no programa Cultura em Rede, vem sendo apresentada uma variedade de linguagens artísticas. Com um total de 37 vídeos inéditos, o programa traz artistas selecionados via edital da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, lançado a fim de apoiar os artistas da cidade durante a pandemia do Covid-19, já que o setor de eventos é um dos fortemente prejudicados com a crise mundial.

A programação, esta semana, ainda destaca: sábado (30) com Giovana Costa ministrando a Oficina de reaproveitamento de materiais, às 20 horas, e a cia. teatral Fractal Coletiva com “Comunicando Futuros”, às 21 horas; domingo (31) será apresentada a oficina de literatura “Escrilab”, às 20 horas, e o Coletivo Tocaya, às 21 horas, apresenta discotecagem com música eletrônica e ritmos do Brasil.

Vale destacar que a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart abriram um segundo edital de apoio aos artistas de Araraquara durante a pandemia, desta vez segmentado para músicos. Mais informações podem ser adquiridas no site da Prefeitura de Araraquara, na aba ‘Editais da Cultura’.

SERVIÇO:

“Cultura em Rede” apresenta:

20h: Performance circense – Bel Macari (circo)

21h: “No Blues até os Ossos”- Márcio Rocha (Blues)

Onde: TV Web ParticipAtiva (Canal do Youtube da Prefeitura de Araraquara), com links disponíveis no Facebook e Instagram