Faleceu no começo da noite desta sexta-feira (14) em Araraquara um dos arquitetos mais conceituados do interior – Ricardo de Castro, também membro de tradicional e conhecida família da sociedade local. A preservação parcial da casa do usineiro Hélio Morganti e a sua transformação no Edifício Terra Brasil em frente a sede do Clube Araraquarense, na avenida D. Pedro II, é uma das marcas importantes do seu trabalho arquitetônico.
Nascido em 25 de maio de 1949, araraquarense da gema, Ricardo era filho de Adão Victor de Castro (in memorian) e Carmelita Magdalena de Castro; por nove anos estudou na Facolta di Archuittetura – Universitá degli studi di Roma, no período de 1972 a 1981, tornando-se um dos mais renomados profissionais da área pela sua experiência e dedicação à atividade.
Em nossa cidade o jovem audacioso estudou no IEBA, antigo Colégio São Bento, Instituto Educação Doutor Álvaro Guião e cursinho no Anglo de São Carlos e Anglo São Paulo. Também fez o curso de Desenho Industrial por dois anos no Mackenzie SP. Viajou para o continente europeu com chance de escolher entre Roma e Florença para cursar a faculdade de arquitetura, optou pela Universidade de Roma. Antes de voltar para Araraquara residiu na Inglaterra e Alemanha.
Um ano após seu retorno da Europa (1982), Ricardo de Castro criava sua empresa Arquitetura & Interiores que acaba de completar 30 anos de mercado. Sorridente e desempenhando brilhante carreira sempre comentava com os amigos mais chegados – como Chico Santoro: “se preciso fosse começaria tudo outra vez”, buscando no amigo músico a afirmação da sua felicidade tirada de uma das composições mais lindas da MPB.
Casado com Virgínia Coutinho, Ricardo de Castro estudou no Ieba, onde falava do seu sonho em estudar arquitetura e ele praticamente foi buscar conhecimento num dos pontos do berço da civilização – a cidade de Roma. Ele deixa os filhos Ana Clara e Caio. Também o querido irmão professor Francisco Geraldo de Castro (Loco) e a mãe Carmelita, que completa 100 anos em abril.
O velório acontece até 15h na Bom Jesus e o sepultamento em seguida no cemitério São Bento.
Os sentimentos do Portal RCIA aos familiares e amigos do arquiteto Ricardo de Castro.