Home Cidade

Pesquisa acende luz vermelha do PT e Lapena nem saiu de casa para começar sua campanha

Sociólogo, jornalista e pesquisador José Maria Viana escreve sua impiedosa coluna nos fins de semana no RCIA; nesta edição com sabedoria escreve que, população não quer saber se o Governo Lula (PT) derrama para grandes obras, o que mais importa são "os remédios que sumiram dos postos de saúde”.

0
População não quer saber do dinheiro que vem de Lula para grandes obras, quer saber do remédio na farmácia popular para garantir sua saúde, diz analista

FIM DA NOVELA EDNA
A Convenção do PSDB no último sábado (20/07) selou o fim da novela se Edna Martins seria candidata a prefeita da cidade. Ela se retirou como era sabido, desde a aliança que fizera com Edinho Silva (PT), em 2023, sem consultar o partido, que apoiaria a candidata do PT, Eliana Honain. Prestou um desserviço à agremiação e ajuda a enterrar em Araraquara o partido que está virando suco em todo o país. A covardia ajuda a direita contra os sonhos de Araraquara!

PAIXÕES DITAM RECADO
Roberto Massafera, colaborador de nossa Seção, que liderou o PSDB até pouco tempo atrás, nos informou sobre a convenção e nos disse que à medida que o Assunto Edna for divulgado e transmitido ao público, o Lapena poderá crescer mais ainda – uma vez que recebe a metade dos votos atribuídos à tucana. E se o pré-candidato Pedro Tedde (7%), desistir, a situação de Eliana poderá se complicar mais ainda, num cenário em que as paixões ditam o recado.

LUZ VERMELHA NO PT
Analista amigo meu me disse que a pesquisa Real Time Big Data acendeu uma luz vermelha na campanha do PT, com Lapena, sem fazer nada, encostando em Eliana. Não interessa à cidade, os milhões que o Governo Lula (PT) está derramando para grandes obras e para a Saúde, o que mais importa à população, “é a água que falta quase todos os dias, as UPAs em reformas sem uma grande campanha de esclarecimento e os remédios que sumiram dos postos de saúde”.

O VOTO É SENSITIVO
Edinho Silva (PT) – que ainda tem a caneta na mão, não é bobo, e precisa ganhar a eleição para mostrar que tem liderança em Araraquara e não só no seu partido… Ganhar para deputado federal para se tornar ministro de Lula e sonhar com novos rumos – entra numa sinuca no atual cenário. Não vamos discutir se o outro lado tem algum valor político ou substância para governar… O voto nunca é uma coisa consciente, mas, especialmente, algo sensitivo!

CHEGOU A SUA VEZ?
Cláudio Lapena navega em águas que nem são suas… Mas do imponderável! O cenário agora está a seu favor! Como me disse um analista em Seção atrás, “em política, há sempre o voto de compensação, em que o eleitor, com sentimento de ter sido injusto com aquele que perdeu várias eleições, um dia ele se apieda, e descarrega suas emoções para compensá-lo como na paixão de Cristo”. Ninguém pensa se Lapena merece ou está preparado para o desafio que estar por vir, e nem porque é da direita – a moda do momento – mas porque chegou a sua vez!

‘APAGÃO CIBERNÉTICO’
Não tivemos informações se o “apagão cibernético”, de sexta (19/07) – que atingiu 8,5 milhões de dispositivos corporativos no mundo todo, inclusive no Brasil – causou danos em Araraquara como em São Carlos. A falha se deu por um problema de atualização do software da ferramenta Falcon, uma plataforma de cibersegurança da empresa americana CrowdStrike, ofertada para dispositivos corporativos. Nosso computador não foi afetado porque não usamos o software da CrowdStrike. Em São Carlos, comerciantes tiveram problemas no PIX.

PERFIL DO ELEITORADO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o perfil do eleitorado brasileiro que irá votar no primeiro turno da eleição municipal, em outubro. Ao todo, somos 155.912.680 eleitores. Destes, 52% são mulheres (81.806.914) e 48% homens (74.076.997), uma diferença de mais de 12 milhões em favor das mulheres. Maior fatia do eleitorado tem entre 45 e 59 anos (20 milhões); 27.04% tem Ensino Médio completo; 22.48% Incompleto e 10.75%, o Superior. Cerca de 89.88% não informaram sua cor e 89.82% não informaram a identidade de gênero.

VIOLÊNCIA CONTRA INDÍGENAS
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou Relatório da Violência contra os Povos Indígenas do Brasil. Nos últimos 20 anos, 2.048 indígenas foram mortos, com destaque para 2022, Governo Bolsonaro, com 8.7% ou 180 mortes e 38.8% (795) nos últimos quatro anos. O CIMI liga as causas de mortes com a desassistência à saúde, assassinatos, mortalidade na infância e a violência contra o patrimônio indígena, especialmente em Roraima e Amazonas.

REGIÕES INABITÁVEIS
Relatório da NASA com base em dados de satélites, aponta que nos próximos 50 anos, pelo menos cinco áreas do planeta se tornarão inabitáveis, ou seja, não permitirão mais a formação de vida por causa do clima. As cinco regiões mais afetadas seriam: o Sul da Ásia, o Golfo Pérsico, a Costa Leste do Mar Vermelho, a China e o Brasil… O Brasil que abriga a Amazônia. Aqui, seriam afetados o Centro-Oeste, o Nordeste, a Região Norte e também o Sudeste.

9,8 MILHÕES DE MORTES
A Nasa dedica extensivas pesquisas para compreender os impactos do aquecimento global no Planeta e garante que a Terra está 1,5 graus mais quente, no momento. Relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que entre 2000 e 2019, as ondas de calor mataram, na Terra, 489 mil pessoas por ano, somando, no período, 9,8 milhões de mortes. É meu amigo Roberto Massafera, a coisa vem antes dos 250 milhões de anos que você se apavorou, lembra?

‘DEMOCRACIA NA AMÉRICA’
A democracia americana parece estar dando sinais de cansaço e não atende mais a chamada “maior democracia do mundo”! Não parece mais aquela democracia encontrada por Alexis de Tocqueville, na sua viagem à América, em 1840, quando diz: “A América não cai no despotismo – autoritarismo, autocracia, ditadura – da maioria, um dos maiores perigos das democracias, por causa da religião. Os costumes, as convicções religiosas do povo, freiam o despotismo”. Hoje parece que a religião é que empurra a América para a Autocracia de Donald Trump…

O SISTEMA CONSPIRA
A democracia que tem eleição indireta para presidente, não foi capaz de barrar as tentativas de anulação da eleição de 2020 por parte de Trump e a invasão do Capitólio. A Suprema Corte ainda o colocou acima da lei, perdoando seus crimes! Aqui, nossa democracia ameaçada, foi capaz de colocar freios nas tentativas de golpe de Jair Bolsonaro, tornando-o inelegível. Ali parece que o sistema conspira para a eleição novamente de Trump, depois de tudo que fez.

PENA DE JOE BIDEN
Dá pena ver o atual presidente Joe Biden – que ostenta excelente governo democrático e de recuperação – sangrar em praça pública e na tv, combalido. Será que o atentado a Trump não foi forjado para ajudá-lo na eleição? Aqui, a facada ajudou Jair Bolsonaro. A esperança reside nas pesquisas que trazem a vice-presidente, preta, Kamala Harris, empatada com Trump, nesse início de corrida. Em estados decisivos, Pensilvânia e Virgínia, Harris o passa em 5%.