Em 13 de abril de 1951, um dos grandes incentivadores do futebol amador regional, Alberto Maricato, anunciava, em assembléia, a fundação do Esporte Clube Departamento de Estradas de Rodagem (DER), cujo uniforme teria as cores branca e azul.
E um ano depois, uma vitória de 2 a 1 contra o América, em São José do Rio Preto/SP, literalmente, entraria para a história não apenas do esporte, mas também da cultura araquarense.
É que o renomado músico araraquarense Zé Henrique Martiniano resolveu fazer uma homenagem poética ao futebol e seus impactos sociais e sentimentais pegando carona no tento da vitória marcado por seu pai neste jogo: o ponta-direita Ezio Martiniano de Oliveira, conhecido como Abacaxi.
Assim, nasceu a música “É Gol”, cuja composição é assinada por ele em parceria com Nelson Wellington. “Meu avô tinha uma venda em Américo Brasiliense e o meu pai cuidava da banca de abacaxis, daí o apelido. Ele faleceu em 2015, aos 81 anos”, conta Zé Henrique.
Presente no disco Lomo Jazz, da cantora Adriana Gennari/Mecânica dos Solos, lançado em 2006, a canção tem uma curiosidade: a narração do gol foi gravada por um dos mais importantes narradores esportivos do Brasil: Fiori Gigliotti.
À época, o contato foi feito pelo também araraquarense Paschoal Gonçalves da Rocha, muito amigo de Fiori, que não chegou a ver a música finalizada, vindo a falecer dias após a gravação.
HISTÓRIA EM CORES E POESIA
E como se não bastasse tantas curiosidades envolvidas, “É Gol” ganhou, nesta semana, mais uma: para ela, o fotógrafo, designer e ilustrador da cidade Lucas Tannuri desenhou, editou e finalizou um videoclipe, todo ele baseado em animações.
“O clipe foi criado e desenvolvido pelo querido Lucas, grande artista que enche Araraquara de orgulho, sempre nos presenteando com a sua arte repleta de sensibilidade, delicadeza e poesia. Estamos felizes em apresentá-la novamente”, conta ao portal RCIA a cantora Adriana Gennari que, na música, divide vocais com Leila Pinheiro. (Veja o material no fim desta reportagem).

Ainda à nossa reportagem, Adriana revelou que, nas próximas semanas, deve lançar, nas redes sociais, um disco interpetando canções de Zé Henrique Martiniano. O material será mais um fruto da parceria artística de ambos, registrada em discos como solistas e também ao lado da banda “Mecânica dos Solos”. “Em breve, teremos novidades”, finaliza Adriana.
(Por Matheus Vieira)
“É Gol”
Ficha Técnica:
Música: Zé Henrique Martiniano e Nelson Wellington
Voz: Adriana Gennari e Leila Pinheiro
Locução: Fiori Gigliotti
Violão: Zé Henrique Martiniano
Baixo: Otávio Gali
Percussão: Emílio Martins
Piano e arranjo: Duda Montoro
Efeitos de torcida e rádio: Walter Jr
Animação: Lucas A. R. Tannuri