Home Cultura e Lazer

Abertura do Território da Arte celebra Dia do Artista Plástico (dia 08) com programação gratuita

Mostra de Artes Visuais terá exposição de artistas selecionados, música com Quarteto da Orquestra Jovem e performance com Técnico em Teatro do Senac

75
O Quarteto da Orquestra Jovem de Araraquara, projeto sociocultural coordenado por Marcelo Antônio Fernandes, oferece aulas de instrumentos de cordas e musicalização há 15 anos

Nesta quinta (8), o Teatro Municipal será palco de uma abertura cheia de expressão para a 22ª edição do Território da Arte de Araraquara, uma das principais mostras de Artes Visuais do interior paulista.

A cerimônia, marcada para às 19h com entrada gratuita, celebra também o Dia do Artista Plástico — e faz jus à data, unindo à exposição de Artes Visuais, duas linguagens artísticas em destaque: música e teatro.

A noite começa com a apresentação do Quarteto da Orquestra Jovem de Araraquara, projeto sociocultural coordenado por Marcelo Antônio Fernandes, que oferece aulas de instrumentos de cordas e musicalização há 15 anos, transformando a realidade de crianças, jovens e adultos por meio do ensino gratuito de música.

Formado por músicos em formação e apaixonados pela arte, o Quarteto – com Eduardo Felipe (violino I), Ronei Efigênio (violino II), Lucas Chagas (viola), e João Luiz (violoncelo) – traz no repertório obras que conectam diferentes gerações por meio da música, com clássicos da música erudita, popular brasileira e internacional, trilhas de filmes, séries e games.

Em seguida, a performance “(Nossa) Cena é o Brasil” será conduzida pelos alunos das turmas 24 e 25 do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara. Sob direção de Nara Marques e assistência de Mailson Dantas, a encenação mergulha no espírito da Semana de Arte Moderna, trazendo uma leitura crítica e poética do Brasil a partir do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. O texto coletivo da Turma 25 propõe um Brasil como protagonista de suas próprias histórias, ecoando vozes invisibilizadas e tensionando memórias culturais.

A abertura conta com a exposição das obras selecionadas para a mostra e a cerimônia de premiação dos artistas visuais. Sob o tema “Onde habita o pensamento?”, o Território da Arte 2024 convida o público a refletir sobre os espaços — físicos e simbólicos — onde se formam ideias, gestos e criações. A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, lembra que “o Território da Arte reafirma seu papel como um espaço de encontro e reflexão sobre a arte contemporânea, valorizando a diversidade e a potência criativa dos artistas locais e regionais.”

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, o evento segue até 08 de junho, com ampla programação gratuita, que inclui exposições, oficinas, mesas de conversa e atividades educativas. A curadoria desta edição está a cargo de Rita Michelutti, Débora Paiva, Erika Pozetti e Joel Venceslau, profissionais que valorizam a diversidade da produção artística e o surgimento de novos talentos. A equipe de produção conta também com: Denise Zakaib, Alessandra Lima e Carol Guimarães.

A programação completa do Território da Arte de Araraquara pode ser conferida no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara e também no Instagram do evento (/territoriodaarteararaquara) e da Secretaria de Cultura (/cultura.araraquara).

O Teatro Municipal Clodoaldo Medina está localizado na Av. Bento de Abreu, s/n°, na Praça Lívio Abramo, bairro Jardim Primavera.

SERVIÇO:

Abertura do 22º Território da Arte de Araraquara
Local: Teatro Municipal Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Data: quinta-feira (08 de maio)
Horário: 19 horas