Home Destaques

Acessibilidade na Câmara, terreno-problema, de olho nos carros roubados, pitacos no PPA e grama sintética

Essas são os temas da coluna ZumZumZum desta terça-feira

101

Acessibilidade ao prédio da Câmara

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, acessibilidade é um direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social. É o que busca a vereadora Filipa Brunelli (PT) ao propor, ao presidente da Câmara, estudos para garantir o acesso dessas pessoas ao prédio do Poder Legislativo pela entrada principal. Atualmente, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida precisam entrar pelo estacionamento do edifício, que dá acesso ao elevador das dependências.

Reclamações sobre terreno na Vila

Após receber denúncias de moradores da Vila Xavier, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou requerimento à Prefeitura solicitando informações sobre o imóvel localizado no final da Rua Nhonhô Magalhães, no bairro Vila Esperança, na grande Vila Xavier. O terreno tem mato alto, muito lixo e é utilizado por traficantes e consumidores de drogas, causando transtornos aos moradores mais próximos. O Executivo, por meio da gerente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, informou que o terreno encontra-se limpo e não se enquadra na Lei do Instituto do Abandono. A administração também enviou cópia de débitos do imóvel, fornecida pelo Departamento de Dívida Ativa do município.

De olho nos carros furtados e roubados

O vereador João Clemente (PSDB) encaminhou indicação ao Executivo solicitando estudos para a criação, implementação e sistematização do Programa de Contenção Eletrônica de Supressão – Subtração de Veículos.  O programa consiste na instalação de câmeras nos principais corredores de trânsito de veículos, para que se faça a leitura das placas daqueles carros que apresentarem restrições de furto, roubo, adulteração, para a tomada de medidas cabíveis.  “A subtração de veículos, seja por roubos, furtos e ou demais infrações, segue ocorrendo, com aumento nos últimos meses”, afirmou o parlamentar. Ele sugeriu ainda a criação de convênios com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, inclusive com o Batalhão da Polícia Rodoviária.

Pitacos no Plano Plurianual (PPA)

Até o dia 6 de agosto, a população de Araraquara poderá opinar sobre o orçamento do Município por meio do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas futuras, com o objetivo de viabilizar a implementação e a gestão de políticas públicas. As sugestões podem ser feitas no site da Prefeitura (http://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/planoPlurianual/). Elaborado no primeiro ano de mandato, o PPA serve para nortear as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Leis Orçamentárias Anuais (LOA). Seu encaminhamento para a Câmara Municipal deve ser feito até 15 de agosto.

Gramado sintético nos campos do Botânico e do ACO

O presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), sabe da importância dos campos de futebol do Botânico e do ACO para a cidade. Assim como os demais, eles estão passando por reformas completas, inclusive nos gramados. Porém, alguns pontos da cidade possuem especificidades relacionadas ao solo, como o excesso de acidez, por exemplo, o que impede que os gramados se conservem bons, mesmo com manutenção permanente. É o que ocorre nos campos do Botânico e do ACO. Apesar dos cuidados, não se mantêm em boas condições por longo período. “Por esses motivos, estamos encaminhando a um pedido ao Executivo solicitando que seja estudada a possibilidade de instalação de gramado sintético nesses campos, dada as condições do solo”, ressaltou Boi, que já falou com o prefeito, que se mostrou favorável ao investimento.

A coluna ZumZumZum é publicada no Portal RCIA todas as terças e quintas