A Uniara (Universidade de Araraquara) perdeu nesta manhã de terça-feira (09), o professor e coordenador de eventos Paulo Henrique Ribeiro Cardozo, aos 58 anos de idade. Figura de destaque na área de comunicação em Araraquara, sempre foi um profissional querido e respeitado. Por extensão, a nossa cidade também dá adeus ao estimado profissional que ao longo do tempo manteve um amor incontido pelos traços e costumes da comunidade.
Nos últimos anos, Paulo Cardozo como era identificado profissionalmente, foi acometido por uma doença chamada – Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível.
Não há cura para ELA. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico. Os medicamentos e tratamentos são apenas paliativos, para ajudar a melhorar a qualidade de vida e a retardar a evolução da doença, que inevitavelmente acontecerá em algum momento, contam os especialistas.
Sempre sorridente, era costumeiramente o mestre de cerimônia das colações de grau, palestras, concertos, conduzindo o acontecimento com alegria, bom humor e muita disciplina.
Logo nas primeiras horas desta terça-feira a universidade publicou uma nota – A Uniara agradece ao nosso querido Paulo Cardoso, por tantos anos de dedicação e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor. Paulo, em novembro passado (dia 12) completou 58 anos, sendo a data lembrada com carinho por familiares e amigos.
Através da sua secretaria de Comunicação a Prefeitura de Araraquara também manifestou pesar pelo falecimento do profissional dizendo que ele era querido e respeitado por sua dedicação, sensibilidade e excelência no que fazia.
O corpo de Paulo Cardozo será velado nesta quarta-feira (10), a partir das 6h30, no Memorial Fonteri.