Home Cidade

Após mais de uma década, Araraquara volta a sediar os Jogos Regionais em 2026

Município será sede da 68ª edição da competição e deve receber mais de 5 mil pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes

32
Momento de emoção nos Jogos Regionais 2025, em Ribeirão Preto, no instante em que é acesa a pira olímpica (Foto: Luan Porto)

Com a divulgação do calendário oficial da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, no último dia 14, Araraquara foi confirmada como sede da 68ª edição dos Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado, marcando o retorno da maior competição esportiva regional à cidade após 11 anos — a última edição realizada no município ocorreu em 2014.

A data da cerimônia de assinatura do termo de compromisso está em fase de programação e será anunciada em breve.

Após mais de uma década, Araraquara volta a ser palco dos Jogos Regionais. Serão dez dias marcados por esporte, integração e muita vibração. A cidade vai acolher atletas de toda a região e, acima de tudo, fortalecer o orgulho dos nossos esportistas em defender Araraquara”, celebrou o prefeito Dr. Lapena.

Para o secretário municipal de Esportes, João Henrique Silvestre, o impacto dos Jogos vai além das competições. “Os Jogos Regionais dialogam diretamente com a educação, ao reforçar valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe entre nossos jovens; com a cultura, ao promover o encontro de diferentes cidades, histórias e identidades; e com a economia local, ao movimentar o comércio, a rede hoteleira e os serviços, gerando oportunidades e renda para Araraquara. É um evento que fortalece o município de forma ampla e deixa um legado importante para a população”, destacou.

O evento será realizado de 3 a 13 de julho de 2026 e deve reunir mais de 5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Ao longo dos dez dias de disputas, o município sediará diversas modalidades esportivas, entre elas: atletismo, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Além do fortalecimento do esporte regional, os Jogos Regionais devem gerar impacto positivo na economia local, com previsão de movimentar cerca de R$ 4,5 milhões no comércio e nos serviços do município.

“Essa conquista é resultado do empenho de uma equipe comprometida e movida pela paixão pelo esporte. Com trabalho conjunto, vamos escrever um novo capítulo para o esporte de Araraquara”, destacaram os diretores da Fundesport, Marcelo Sangaletti e Cássio Mascarenhas.