Home Agronegócio

Após sensibilização, Araraquara deve implantar o curso do Empresário Rural

Faesp/Senar e o Sindicato Rural vão promover neste dia 27 a sensibilização do Curso do Programa Empresário Rural (PROER) de Araraquara para fortalecer a experiência do homem do campo no agronegócio

172
Trabalho no campo pode se transformar no empreendedorismo rural

Uma parceria do Sindicato Rural de Araraquara, da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) e o SENAR/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) trás para Araraquara e região o Programa Empresário Rural (Proer), que foi idealizado para preparar o homem do campo de forma a desenvolver suas competências empresariais e ampliar as perspectivas de vida e de uma forma mais digna no campo.

Segundo o coordenador regional do Senar em Araraquara, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, o programa tem uma característica importante, pois além de dar conhecimento ao produtor rural, permitirá que entre eles exista uma interação, ou seja a troca de informações sempre baseada na própria experiência e vivência no campo”.

O instrutor do Senar, Prof. Dr. Ricardo Bonotto vai mais além na sua análise já que objetivo é beneficiar os pequenos produtores rurais e trabalhadores rurais, transformando-os em empresários rurais. “Transformar as propriedades dos produtores em empresas rurais esse é nosso foco, para que desta forma, possa melhorar tanto a parte administrativa como o controle dos custos, ou melhor, das despesas e receitas, como visualizar os melhores momentos de comprar e vender seus produtos agrícolas, ou seja, melhorando sua rentabilidade”.

O produtor recebe informações sobre o mercado mundial, como identificar as atividades que estão dando maiores retornos dentro das propriedades, como também a viabilidade de novas atividades na propriedade, como por exemplo, o turismo rural. Além de receber a noção de administração rural de forma objetiva, para que possa ter o controle de toda a propriedade, onde ele ira planejar, organizar, dirigir e controlar sua propriedade como uma empresa.

Podem participar produtores rurais, trabalhadores rurais que tenham cursado pelo menos até a quarta série do ensino médio, e que tenham acima de 16 anos. A sensibilização do Curso será realizada no dia 27 de abril, as 15:00 no auditório do Sindicato Rural de Araraquara.