Quem passa em Araraquara por uma das inúmeras vias públicas que vêm sendo recuperadas dentro do programa de execução dos serviços de Tapa-Buracos observa que há algo diferente no sistema utilizado: é o uso de caminhões com Caçamba Térmica. Segundo os profissionais que atuam nestes serviços – os caminhões com este dispositivo têm oferecido para empresas públicas e privadas uma operação rápida, eficiente e limpa se comparada com a metodologia anteriormente realizada com caminhões basculantes.
Os caminhões equipados com Caçamba Térmica que estão sendo utilizados em Araraquara possuem um conjunto de acessórios que trazem praticidade para a operação de tapa buracos em vias urbanas. Para os técnicos do setor, com aquecimento térmico do CBUQ (revestimento asfáltico) garantindo que o produto esteja em uma temperatura sempre superior a 135°C, tornando este quesito a principal diferença entre os dois equipamentos caçamba térmico ou caminhão basculante a qualidade é infinitamente superior, uma vez que, a perda de temperatura no transporte do revestimento asfáltico é constante quando se utiliza o método antigo com caminhões basculantes.
![](https://rciararaquara.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Pavimentacao.jpg)
O sistema que vem sendo utilizado há décadas em quase todas as cidades brasileiras era o mesmo aplicado em Araraquara, constituindo-se basicamente em serviços sem a garantia de qualidade. Contudo, era o que existia no mercado até o surgimento de máquinas e procedimentos revolucionários com os quais a nossa cidade passou a conviver nestes últimos meses.
A temperatura do revestimento asfáltico que será aplicado nas vias urbanas tem uma relação direta com a qualidade e durabilidade do serviço de tapa buracos, trazendo maior vida útil para o pavimento reparado.
Quem parar em um local onde se desenvolve o serviço, logo vai notar as diferenças entre um sistema e outro, como por exemplo – o descarregamento mecânico parcial ou total da massa asfáltica sendo o Caminhão Caçamba Térmica o único equipamento com o qual não é necessário utilizar trabalho manual para a descarga do material na operação tapa buraco em vias urbanas, garantindo maior segurança e prevenção à saúde para os profissionais que exercem esta atividade.
A curiosidade levou o RCIA a acompanhar as inovações da operação do novo sistema e vimos que – o equipamento contém também reservatório e dispositivo integrado para a realização da pintura de ligação. Em resumo, existem grandes diferenças entre obras que utilizam os caminhões com caçamba térmica, pois eles são equipamentos bem mais modernos, inovadores, seguros e garantem um serviço com maior qualidade, mais limpo e eficaz, minimizando falhas nos reparos recém executados nas vias urbanas.
Essa tecnologia é amplamente utilizada em grandes cidades como São Paulo e outras metrópoles, pois permitem um resultado muito mais efetivo nas operações de tapa buracos em vias públicas asfaltadas. É a novidade que chega.