O Turismo de Fé vem crescendo muito nos últimos anos, motivado pela fé dos peregrinos em busca de uma graça ou de um período de reflexão e autoconhecimento, culminando na criação de vários “caminhos santos”.
Aqui em nossa região o “Caminho de Santa Luzia”, que começa em Santa Lúcia, passa pelos municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, distrito de Guarapiranga, Trabijú, Dourado, Ribeirão Bonito, Brotas e Torrinha, e chega até o Mosteiro do Paraíso, dos Agromonges, numa extensão de 188 Km de fé. Peregrinos à pé, de “bike”, de motos, a cavalos e outros veículos são chamados a participar.
Nas palavras do idealizador, Padre Nilton Marques, “quase” natural de Santa Lúcia e residente no Mosteiro do Paraíso, em Torrinha: “O Caminho de Santa Luzia nasce do desejo profundo de unir fé, cultura e natureza num mesmo itinerário, sob o sinal da ‘Porta’ do Ano Santo, aberta pelo Papa Francisco, convidando-nos a ser Peregrinos da Esperança”.
Inspirado sob a devoção de Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão, este projeto quer iluminar o olhar das comunidades por onde passar, despertando nelas o amor a Jesus Cristo – a verdadeira luz que veio ao mundo (Jo 8,12), assegura o sacerdote.
Para ele, mais que um trajeto, é uma experiência de encontro – com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a criação. Convida peregrinos, moradores e visitantes a caminhar juntos, redescobrindo a beleza da vida simples e o valor da hospitalidade.
Indagado sobre os objetivos do caminho, o padre Nilton Marques é taxativo: “Fortalecer a devoção, tendo a jovem Santa Luzia como exemplo de fidelidade e esperança; promover o turismo religioso sustentável, integrando municípios e comunidades; valorizar o patrimônio natural, histórico e cultural da região; gerar oportunidades de renda e fortalecimento local; estimular a solidariedade, a economia solidária e o cuidado com o meio ambiente.”
O caminho já foi totalmente demarcado por um grupo de “bikers” de Araraquara e segue para a etapa de sinalização com as placas estilizadas, contando assim com o apoio do poder executivo de cada município por onde passa.
Os organizadores convidam todos para a inauguração oficial no dia 13 de Dezembro, sábado, às 11h30, na Praça da Matriz em Santa Lúcia, após a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luis Carlos Dias.
Mais informações no instagram: @CaminhoSantaLuzia, facebook: Caminho de Santa Luzia.