Home Cidade

Araraquara já recebeu primeiro lote da vacina para imunizar crianças contra a covid

Nesta segunda-feira o grupo de trabalho da Saúde Pública coordenado pela secretária Eliana Honain deverá se reunir, elaborar um calendário de imunização infantil contra a covid e anunciar o início das aplicações. As vacinas deste primeiro lote já estão no DRS III de Araraquara.

233
A chegada das primeiras doses da vacina infantil

Araraquara já recebeu neste domingo a comunicação que as doses da vacina contra a covid destinadas à crianças de 5 a 11 anos já estão à disposição, pelo menos as que formam o primeiro lote. As doses serão retiradas no Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) e acondicionadas em uma das câmaras frias da Vigilância em Saúde na cidade.

As doses enviadas nesta primeira grade serão destinadas a 100% de crianças indígenas e quilombolas de 5 a 11 anos; 30% para crianças com deficiências (PCD) de 5 a 11 anos e para 27% de crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, seguindo determinação do Governo.

As comorbidades foram consideradas seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, bem como os documentos de comprovação aceitos. São consideradas comorbidades: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Próteses e implantes cardíacos, Talassemia, Síndrome de Down, Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Cirrose hepática e HIV.

Para comprovar as comorbidades poderão ser apresentados exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

O Governo de São Paulo recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações.
Caso não consigam realizar o pré-cadastro, os pais não precisam se preocupar. O cadastro completo também poderá ser feito presencialmente na unidade de vacinação.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde em Araraquara disse no começo da noite deste domingo (16) que o início da imunização deverá ser decidido nesta segunda-feira (17) em conjunto com o grupo de trabalho, quando haverá a definição do calendário a ser cumprido. “Como são poucas doses, mesmo para as categorias determinadas, temos que nos programar”, completou a secretária.