Na última sexta-feira (19), o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, esteve na Central InpEV Araraquara, onde representou o prefeito Edinho no evento de celebração do Dia Nacional do Campo Limpo, que é comemorado anualmente no dia 18 de agosto, quando agricultores, fabricantes, distribuidores e agentes do poder público celebram os resultados do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Damiano elogiou o conceito do encontro. “Trata-se de um projeto de grande relevância para os produtores, pois promove a conscientização sobre o descarte das embalagens e a relação com o meio ambiente. É muito importante essa parceria, tanto com a Prefeitura como com usinas e escolas, para levar o descarte consciente para o maior número possível de pessoas”, comentou.
A data integra o Calendário Nacional desde 2008 e foi criada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). O encontro teve o propósito de conhecer a área de recebimento de material e o trabalho realizado pelo InpEV em Araraquara. Para marcar a data, conferir maior visibilidade ao tema e reforçar a conscientização da comunidade, o instituto também promove anualmente uma série de eventos como ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento, que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.
Em Araraquara, foram realizadas atividades pedagógicas nas comunidades rurais. As ações foram realizadas pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Executiva da Agricultura e pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o InpEV e Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, que também realizará no mês de setembro, nos dias 6 e 13, ações de recolhimento das embalagens vazias nas áreas rurais e a conscientização de como fazer o descarte correto das embalagens.
O Sistema Campo Limpo abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-6160 (Coordenadoria Executiva da Agricultura) ou pelo site https://inpev.org.br/dncl/.