Home Cidade

Araraquara se despede neste domingo de José Aldo Tamer, empresário e ex-diretor do CIESP

A tristeza se abate sobre Araraquara neste domingo quando ela perde um dos seus filhos mais ilustres: José Aldo Tamer, empresário e ex-diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O sepultamento acontecerá às 16h30 no São Bento, após velório no Memorial Fonteri.

169
Zé Aldo Tamer em dois momentos da sua vida

O falecimento do empresário e ex-diretor do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, José Aldo Tamer, ocorrido neste domingo (18), deixa Araraquara mais triste, face a efetiva participação do conhecido fundador da Confecções Alda’s nos anos 70.

Membro da sociedade araraquarense e integrante de uma das mais tradicionais famílias da cidade, Zé Aldo como era carinhosamente chamado teve a oportunidade de conviver com a Araraquara emergente ainda na década de 60. Visão empresarial aguçada sempre se manteve a frente do seu tempo, empreendendo e gerando centenas de empregos com suas atividades industriais.

Essa sua ousadia e um amor incondicional pela cidade foram detalhes importantes na sua condução a cargo importante dentro da FIESP e CIESP nos anos 70. Tamer se manteve por longo tempo entre os empresários de maior expressão em nossa região.

No final dos anos 70 em um enorme prédio no bairro do São José, onde funcionava a Confecções Alda’s, o empresário produzia calções, shorts, camisetas e outras peças, tipo exportação e colocava essas mercadorias em várias partes do mundo.

Em 24 de março de 1987 ao desacelerar seu ritmo de trabalho recebeu merecidamente da Câmara Municipal de Araraquara o título de “Cidadão Benemérito” tendo em vista seu arrojo empresarial e grau de representatividade na propagação econômica do município.

Ele sempre contava aos amigos a importância de ter servido o CIESP e a sua cidade. Na verdade, o CIESP em nossa cidade foi fundado em 1954 para atender e defender os interesses das indústrias dos municípios de: Américo Brasiliense, Araraquara, Borborema, Candido Rodrigues, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Jaboticabal, Monte Alto, Nova Europa, Novo Horizonte, Rincão, Santa Adélia, Santa Lúcia, Tabatinga e Taquaritinga. Seu relacionamento com o público empresarial nestas cidades foi bastante amplo.

Distante da política tinha um vínculo forte com a comunidade: “Meu irmão era muito querido, simples, inteligente, de visão voltada para o futuro e respeitado pelos seus princípios fraternos”, comentou seu irmão Paulo Tamer, também empresário, nesta manhã ao comunicar o falecimento de Zé Aldo.

Ele era casado com Diulméia Laporta Tamer com quem teve as filhas Alda e Patrícia. Zé Aldo deixa quatro netos. Sua família nestes 79 anos de vida se completava com os irmãos – Jamil, Toninho, Georgina, Janete e Paulo.

Seu sepultamento dar-se-á neste domingo, 16h30, no Cemitério São Bento; o velório teve início às 13h na Sala 03 do Memorial Fonteri. À família enlutada os sentimentos do Portal RCIA.