Home Destaques

Araraquara submissa aceita afastar Ferroviária da sua torcida e vai jogar em Cravinhos neste domingo

Uma imposição descabida faz Araraquara se curvar aos desmandos da Federação Paulista de Futebol e o que era regra se transforma em negociação escusa que merece explicações mais detalhadas. Para que sediar uma competição se não existe respeito aos investimentos.

11
Torcida terá que acompanhar à distância

Embora tenha terminado em primeiro lugar no seu grupo dentro da Copinha de Juniores, a Ferroviária não teve respeitada a prerrogativa de cabeça de chave e se vê obrigada a se deslocar neste domingo (12) para Cravinhos, onde enfrentará o Vitória-BA, já na segunda fase da competição.

Curioso é que na madrugada deste sábado (11) o site da FPF (Federação Paulista de Futebol) ainda apontava os jogos do grupo – Ferroviária x Vitória (11h) e Santos x São José-RS (15h) para o Estádio da Fonte Luminosa. Porém, só por volta das 09h é que em sua página oficial a Ferroviária anunciou que o jogo com o time baiano aconteceria em Cravinhos.

Da mesma forma, o site do Santos pregava que o jogo com o São José seria uma espécie de rodada dupla em Araraquara às 15h. Assim, Ferroviária e Vitória atuam em Cravinhos, quando na verdade lá deveriam se enfrentar Santos x São José-RS como a tabela determinava.

O deslocamento da partida para Cravinhos foi interpretado como desrespeito ao torcedor e diante das críticas a Prefeitura Municipal como corresponsável pela realização do evento em Araraquara antecipou uma nota justificando a mudança.

NOTA DA PREFEITURA

“A Prefeitura Municipal de Araraquara esclarece que a definição da tabela de jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior é de responsabilidade exclusiva da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Apesar dos esforços da Prefeitura e da Ferroviária para que as partidas da equipe ocorressem na Arena Fonte Luminosa, incluindo a proposta de realizar uma rodada dupla, a FPF decidiu que a Ferroviária jogará sua primeira partida eliminatória em Cravinhos-SP, com transmissão do SporTV.

Araraquara, no entanto, permanece na programação e receberá no domingo, 12 de janeiro de 2025, às 15h, o jogo do Santos F.C., na Arena da Fonte Luminosa.

Prefeitura Municipal de Araraquara”

O CONTRADITÓRIO

De fato, o regulamento da competição organizada pela FPF, assegura em seu artigo 34 que – as datas, horários e locais das partidas serão determinados pelo DCO, o qual poderá, a seu exclusivo critério, promover alterações que se façam necessárias, como por exemplo, para atender aos contratos com as emissoras de televisão, por determinação da Polícia Militar, e/ou por motivos de segurança.

Porém, a prática sempre mostrou que os jogos principais de cada grupo devem seguir a regra de que – o time cabeça de chave sempre terá prioridade nas decisões, como a própria federação salienta e a publicação da CNN ratifica: “Cada grupo possui uma cidade-sede dentro do estado de São Paulo. Os times que avançarem na primeira colocação das respectivas chaves terão a prioridade de manter sua sede original com o passar das fases mata-mata”.

Nas redes uma das manifestações é bem clara: “Concordo plenamente. Você, se classifica em primeiro, deveria ficar na sede. O município investiu na sede para dar apoio e jogar aqui. A Federação está passando dos limites com essa forma de campeonato que desrespeita o torcedor local.”

Após a nota do Secretário de Esportes, João Henrique Silvestre e a manifestação dos torcedores excessivamente revoltados com a concordância do município se mantendo silencioso sobre a saída da Ferroviária de Araraquara, o ex-prefeito Edinho Silva, apaixonado pelo clube, até se manifestou através do RCIA: “Não estava sabendo e lamento esta situação. Se soubesse, com certeza trabalharia para que a Ferroviária jogasse na sua casa, em respeito ao time, aos torcedores e a nossa cidade”.

Mais adiante, o ex-prefeito reafirmou o que tem dito nas suas entrevistas: “Reforço ainda que, conforme já disse em outras ocasiões, estou à disposição da atual gestão para trabalhar em prol da população de Araraquara”.