Home Cultura e Lazer

Araraquara viveu neste 20 de novembro a Marcha da Consciência Negra

Para o grupo organizador essa luta não diz respeito, exclusivamente, ao povo negro ou indígena, mas interessa, cada vez mais, à sociedade como um todo.

34
A caminhada feita pelos participantes a partir da Praça do Japão

Com a participação de aproximadamente 400 pessoas aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (20) a 17ª Marcha da Consciência Negra de Araraquara.

A concentração foi na Praça do Japão, na Avenida Gastão Vidigal, de onde caminhou até a Avenida Bento de Abreu. A dispersão foi no recinto do CEAR.

A novidade neste ano foi que muitos representantes de diversos terreiros, pessoas ligadas ao Dia Internacional da Memória Trans, que também é comemorado nesta data estiveram presentes.

O Babilônia, Izaias Ambrozio da Silva, do Terreiro Azauane, durante o evento

Assim, vereadores ligados à bancada antirracista de nossa cidade, secretários municipais e inúmeras pessoas simpáticas aos movimentos citados estiveram presentes.

A Guarda Civil Municipal (GCM) e uma ambulância do sistema municipal de Saúde, deram cobertura ao importante evento. A animação foi do Grupo Maracatu, tendo também a participação de caipoeristas e oficinas culturais, tornando o ambiente contagiante.

Antes da marcha várias pessoas se pronunciaram combatendo o racismo estrutural que existe em nosso país. Foi explicado que, o antirracismo é o conjunto de ações que têm como objetivo enfrentar o racismo presente em todas as estruturas de nossa sociedade.