
O jovem Joaquim Trovatti Palomino, 17 anos, aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas da ETEC Profª Anna de Oliveira Ferraz – do Centro Paula Souza -, tradicionalmente conhecida em Araraquara SP, como Escola Industrial, foi aprovado no curso de Engenharia da Computação da prestigiada Universidade de Coimbra, em Portugal.
Fundada em 1290 por D. Dinis, a Universidade de Coimbra (UC) é uma das mais antigas universidades do mundo e a primeira de Portugal. Reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, a instituição iniciou suas atividades em Lisboa e se instalou definitivamente em Coimbra em 1537.
Mirna Campos Palomino (avó) e Joaquim (filho)
Ao longo de sua história, a universidade se tornou referência pela excelência acadêmica, pela arquitetura e por suas tradições, formando personalidades influentes e reunindo hoje mais de 22 mil estudantes.
A trajetória de Joaquim na ETEC de Araraquara SP foi fundamental para essa conquista. O curso de Desenvolvimento de Sistemas proporcionou a base técnica necessária para enfrentar com êxito o rigoroso processo de seleção internacional.
A escolha pela Universidade de Coimbra vai além de seu histórico. O curso de Engenharia da Computação é reconhecido como referência em inovação tecnológica na Europa, conciliando séculos de tradição acadêmica às mais avançadas práticas da área de tecnologia da informação.
Para o araraquarense Joaquim, a jornada que começou na ETEC e agora segue pelas colinas de Coimbra marca apenas o início de uma promissora carreira internacional na engenharia.
Araraquara agradece e se orgulha.