Durante a forte chuva e o vendaval que atingiram alguns bairros da cidade nesta sexta-feira (21), a Defesa Civil em Araraquara recebeu notificações sobre a queda de 10 árvores nos bairros do Carmo, São José, Cecap e Iguatemi.

Dentre essas árvores, diz uma nota encaminhada pela Prefeitura de Araraquara, uma localizada na Rua Victor Lacorte com a Avenida São Paulo atingiu a Capela São Bom Jesus. “O diagnóstico inicial aponta que o problema ocorreu nas raízes da árvore, que apresentavam sinais de apodrecimento ao longo do tempo, apesar de sua aparência externa aparentemente saudável”, explica o comunicado.
Contudo, mais adiante em suas explicações a Prefeitura salienta que já em 2023, a Secretaria do Meio Ambiente já havia solicitado a realização de uma tomografia para avaliar a real condição da árvore, porém o serviço não foi executado pela empresa responsável na época.
Além disso, explica o documento – um relatório detalhado foi encaminhado à empresa responsável pelos serviços arbóreos, destacando a não execução da tomografia e de outros serviços previstos no contrato.
No final da nota é lembrado que “a Secretaria de Meio Ambiente reitera seu compromisso com a segurança da população e a preservação das árvores da cidade, adotando medidas preventivas e técnicas para minimizar ocorrências desse tipo. Equipes seguem monitorando as condições das árvores em áreas públicas para evitar novos incidentes.” A Prefeitura não disse se vai – exigir maiores informações da empresa, ou averiguar a responsabilidade da empresa em não ter cumprido a cláusula em caso de ocorrências desta natureza.