O ala-armador araraquarense Reynan Gabriel Camilo dos Santos, atualmente no Pinheiros da capital paulista, foi chamado pelo treinador Aleksandar Petrovic para treinar entre os atletas que defenderão o Brasil nas disputas da Copa América de Basquete (AmericCup) na última semana de agosto, em Manágua, na Nicarágua.
A convocação se deu nesta segunda-feira e a competição vai se desenvolver no período de 22 a 31, sendo chamados – 16 atletas para treinamentos em Guarapari (ES). Doze seguirão para a competição. Neste momento, Reynan está entre os convocados.
A lista divulgada pelo treinador croata tem sete jogadores que representaram o Brasil na Olimpíada de Paris, na França, em 2024: os armadores Vítor Benite e Georginho, os alas Yago Matheus, Bruno Caboclo, Léo Meindl e Lucas Dias; e o ala-pivô Mãozinha.
Os demais convocados foram os armadores Caio Pacheco e Alexey, os alas-armadores Reynan e Kevin Crescenzi, os alas Gui Deodato e Mathias, o ala-pivô Tim Soares e os pivôs Márcio e Ruan.
Sete dos 16 convocados atuam no Brasil. O Flamengo é o time com mais jogadores: três (Alexey, Gui Deodato e Ruan). Também aparecem Sesi Franca (Lucas Dias e Georginho), Brasília (Kevin Crescenzi) e Pinheiros (Reynan). Já a Espanha é a liga estrangeira mais representada, com três atletas na liga do país: Caio Pacheco (Coruña), Vítor Benite (Baloncesto Sevilla) e Léo Mendl (San Pablo Burgos).
O ala-armador Didi Louzada, recentemente contratado pelo Sunrockers Shibuya, do Japão; e o ala-pivô Gui Santos, que atua no Golden State Warriors, da NBA (liga norte-americana, considerada a principal do mundo), são as ausências de mais destaque.
Segundo a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), eles contataram a comissão técnica e pediram dispensa dos treinos e da AmeriCup por motivos pessoais.
A seleção se reúne em Guarapari a partir do próximo dia 3 de agosto e permanece na estrutura do Sesc Guarapari até dia 15.
Antes de ir à Nicarágua, a delegação disputa um torneio amistoso na Cidade do Panamá, entre os dias 17 e 19. A competição, de nome Copa Latina, consiste em um quadrangular que reúne, além dos anfitriões, as equipes de Brasil, Argentina e Uruguai. A ida para Manágua será no dia 20.
A AmeriCup masculina reúne 12 seleções, divididas em três chaves de quatro equipes. Os dois melhores se classificam para as quartas de final.
O Brasil está no Grupo A, com Estados Unidos, Uruguai e Bahamas. No Grupo B, estão Canadá, Porto Rico, Panamá e Por fim, no Grupo C, figuram Nicarágua, Argentina, República Dominicana e Colômbia.
A estreia brasileira na AmeriCup será no dia 23 de agosto, às 16h10 (horário de Brasília), contra o Uruguai. No dia seguinte, às 18h40, o confronto será com Bahamas. A participação na fase de grupos termina no dia 26, às 22h10, diante dos EUA.
O Brasil venceu quatro vezes a Copa América: 1984, 1988, 2005 e 2009. A seleção foi finalista na edição passada, realizada em Recife, mas perdeu a final para a Argentina.
QUEM É REYNAN
Reynan, 18 anos de idade, é natural de Araraquara, e de acordo com os responsáveis pela ABA – Associação de Basquetebol de Araraquara, conheceu – ainda nos seus 9 anos – o projeto da entidade Sonhando Alto. A ABA, atesta que utiliza o basquetebol como ferramenta de inclusão social, tendo a inscrição de pelo menos 600 crianças e jovens de 7 a 19 anos, que devem estar matriculados na escola pública ou particular, pois existe acompanhamento da frequência escolar, um dos temas de base para manutenção do futuro atleta na instituição.
Em 2018, Reynan foi contratado pela equipe do Sesi Franca, a raiz do basquete brasileiro; atualmente atua pelo Pinheiros e é mostrado neste momento pela ABA como uma das grandes revelações da modalidade no Brasil, representando um orgulho para a entidade que o colocou no mercado e com a expectativa de que venha ser uma das atrações internacionais na NBA.