Nesta quinta-feira (02) a Polícia Ambiental foi autorizada a realizar a soltura de um Lobo-Guará que se encontrava em observação no Bosque Fábio Barreto, em Ribeirão Preto. O animal, segundo consta chegou até a Base da Polícia Militar Ambiental de Ribeirão dias atrás, vítima de atropelamento na SP-310, Rodovia Washington Luís, em Matão, no dia 31 de dezembro.
O RCIA teve a informação de que o Lobo-Guará foi assistido este espaço de tempo por uma equipe veterinária, sendo submetido a diversos tipos de exames, sendo que não constatada nenhuma fratura, estando apto portanto a ser reintroduzido em seu habitat.
Mediante o recebimento de alta o animal foi levado por uma unidade da Polícia Ambiental ao município de Luís Antônio sendo realizada sua soltura.
Em alta na visibilidade pública por estampar a nota de R$ 200, o Lobo-Guará, segundo os biólogos, precisa ser reconhecido também, cada vez mais, pelos benefícios que pode trazer para o setor produtivo rural.
Esse é um valor ainda pouco contabilizado, conforme os especialistas avaliam. Tanto que é um animal que está na categoria vulnerável em relação à elevada ameaça de extinção. Isso ocorre principalmente pela perda do habitat primordial, o Cerrado, com a ampliação das áreas urbanas e também das plantações.