O rompimento de uma barragem em Gavião Peixoto, região onde está localizada a Embraer está sendo monitorado pela Defesa Civil em Araraquara, pois há o risco das águas subirem e atingir as estradas rurais. O fato, segundo a Defesa Civil em Araraquara, teria ocorrido por volta das 14h30.
A barragem segundo consta pertence a uma fazenda e seus proprietários teriam reivindicado ajuda da Defesa Civil do Estado que colocou a região em alerta; seus agentes a partir do pedido de ajuda passou a realizar serviço de monitoramento sobre o aumento das águas no rio, normalmente usadas para a irrigação da lavoura.
Informações passadas gerente da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Luiz Dell’Acqua, dão conta que os agentes estão fazendo o monitoramento em alguns pontos da região, um deles na Estrada Municipal Euclides Martins que dá acesso à uma das portarias da Embraer.
Já está determinado que, se a água invadir a pista, imediatamente será interditado o trecho com a paralisação do tráfego de veículos. Por outro lado já teriam sido requisitados documentos que serão passados a Defesa Civil do Estado para análise técnica da barragem.