Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e também pelo comércio varejista, a Black Friday ocorre esta semana, no dia 24 de novembro. Para avaliar o comportamento dos clientes araraquarenses para a ocasião, e identificar de que forma a atual conjuntura econômica deve afetar as vendas, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara realizou a Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday.
De acordo com os resultados do levantamento, 56,72% dos consumidores locais pretendem aproveitar as promoções e desconto da data, contra 43,3% de entrevistados que planejam economizar. Dentro da faixa de clientes que não irá às compras, 51,72% alegaram motivos financeiros, 31% não possuem o hábito de comprar na ocasião e outros 17,2% não justificaram o motivo.
Gráfico 1: Distribuição amostral dos entrevistados para a Pesquisa de Intenção de Compras da Black Friday – novembro/2023
Entre os que irão comprar algo, o ticket médio estimado é de R$ 1354,17. Em relação à forma de pagamento, o número de interessados em fazer as suas compras com cartão de crédito a prazo (parcelado) foi o grande destaque. Acompanhando o ticket médio em patamar elevado, a maior parte dos entrevistados, 60,53%, afirmou ter a intenção de usar essa modalidade de pagamento. Na sequência, 13,16% dos consumidores também utilizarão cartão de crédito à vista, além de 10,53% que pretendem usar o PIX (10,53%). De maneira menos significativa, o cartão de débito e o dinheiro foram citados pela mesma porcentagem de entrevistados: 5,26%.
Gráfico 2: Formas de pagamento mais utilizadas na Black Friday – novembro/2023
A pesquisa do Núcleo de Economia do Sincomercio identificou também os itens que serão mais procurados nesta Black Friday, com destaque para: eletrônicos e artigos de informática (24,74%);artigos de vestuário, calçados e bolsas (17,53%);3) eletrodomésticos(12,37%);livros (8,25%);e artigos de casa e decoração (7,22%).
“Se comparada com as pesquisas de intenção de compras efetuadas pelo Sincomercio Araraquara em outras datas comemorativas de 2023, como o Dia dos Namorados, os artigos de vestuário permanecem como um dos preferidos do consumidor. Entretanto, a grande diferença é o aumento significativo da busca por artigos eletrônicos e eletrodomésticos,refletido na elevação do ticket médio para a Black Friday”, ressalta Bernardo Carvalho, pesquisador do Núcleo de Economia.
Gráfico 3: Segmentos mais procurados na Black Friday – novembro/2023
Quanto ao local onde as compras serão efetuadas, o e-commerce segue como o preferido: 65,79% dos entrevistados afirmaram que a internet será a plataforma escolhida para os investimentos. “Esse resultado contrasta com as demais datas comemorativas do calendário comercial que pesquisamos, como no Dia dos Namorados, por exemplo, em que apenas 35,48% do público afirmou que faria compras utilizando a web”, analisa Bernardo.
Presencialmente, apenas 23,68% afirmam interesse em comprar no comércio local, e 5,26% utilizarão a modalidade híbrida – compra pela internet/telefone e retirada na loja física.
Para conferir a avaliação completa, além das preferências por faixas etárias, acesse www.sincomercioararaquara.com.br/nucleo-economia.
Gráfico 4: Modalidades de compra na Black Friday– novembro/2023
Fonte/Gráficos/Elaboração: Sincomercio Araraquara